FanWing

400 palavras 2 páginas
FanWing

Introducao

O Fanwing e uma aeronave conceito inventada por americano Patrick Peebles esta sendo considerada a maior invenção desde os Irmaos Wright segundo o Jornal New York Times. Apontada como a primeira ruptura em termos de desenho de aviões em um século a aeronave que vem sendo testada há anos em modelos em escala, teve seu primeiro vôo tripulado agendado para o ano de 2013. O principal destaque no projeto é o uso de grandes “ventiladores” (fans) para gerar a propulsão e sustentacao do avião. Muitos projetos foram feitos, mas não saíram do papel. O “FanWing” conseguiu eliminar vários pontos negativos da fabricação e da ineficiência das atuais aeronaves e futuramente pode surpreender mais ainda.

Em uma breve descrição do projeto esta aeronave possui características tais como asas rotativas que geram sustentação e propulsão, ocasionando rápida decolagem e boa estabilidade quando em vôo de cruzeiro.

Tentando definir como essa sustentação e propulsão seria gerada pesquisei sobre o sistema dessas asas rotativas e conclui que os rotores puxam o fluxo de ar máximo, através dos sistemas de sustentação e propulsão.
Uma turbina radial cilíndrica (similar a um cortador de grama) é incorporado na asa e a forma de implantação de medidas e instalação causa o aumento da velocidade do fluxo de ar através da superfície superior da asa além de proporcionar o avanço da aeronave. Sendo assim, existe um lento levantamento de asa onde em uma aeronave convencional haveria Estol.

Como o controle de altura é feito a partir do giro do motor (e não por um conjunto de flaps que alteram a dinâmica do movimento da aeronave conforme o ar passa por eles), o FanWing é um avião que pode decolar virtualmente na vertical, como um helicóptero.

Entre as grandes vantagens desse design, está o baixo custo, facilidade de manobrar, a impossibilidade de estolar (perda de sustentação em voo) e a possibilidade de pouso em lugares mais apertados em casos de emergência.

Relacionados

  • fanwing
    745 palavras | 3 páginas
  • ciencias aeronauticas
    958 palavras | 4 páginas
  • Trabalho de Fan Wing
    1164 palavras | 5 páginas
  • Aviação
    12506 palavras | 51 páginas