Familiares De Pacientes Oncol Gicos E O Acompanhamento Num Ambiente Hospitalar 1

2182 palavras 9 páginas
Familiares de pacientes oncológicos e o acompanhamento num ambiente hospitalar
Rosiany Regina da Silva1

No dia-a-dia do amparo aos pacientes com câncer e seus familiares, verifica-se que essa experiência é muito complexa e muito sofrida,que não se explica apenas na doença em si. Constitui, muitas vezes, mudanças radicais na vida dessas pessoas alterando, em algum nível, seus papéis familiares e sociais. O quadro da doença também deve ser considerado na questão do grau de sofrimento, ou seja, quanto mais avançada maior é o sofrimento do paciente e dos demais membros da família. As demandas colocadas às famílias se ampliam, uma vez que aumenta a dependência e a necessidade de cuidados dos pacientes.
O choque da doença para o paciente e seus familiares tem que ser abarcado, ou seja, devem ser consideradas as condições emocionais, socioeconômicas e culturais dos pacientes e de seus familiares, visto que é nesse contexto que emerge a doença, e é com essa estrutura sócio-familiar que vão responder à situação de doença.
Como em vários casos, o paciente com diagnóstico de câncer precisa de uma ajuda contínua em sua vida diária. Surge a necessidade de um familiar se dedicar a esses cuidados, que são fundamentais não apenas no momento de doença, mas ao longo da vida do ser humano. Como os familiares cuidadores dedicam-se a cuidar por sentirem amor, compaixão, preocupação e zelo para com o paciente, é importante que esteja bem consigo mesmo, visando proporcionar ao membro doente uma minimização do seu sofrimento e a busca do bem-estar. Assim o cuidado é parte complementar da vida.
Carvalho (2003, p. 34) diz que o cuidar é um “elemento essencial dos fenômenos envolvidos nas relações que se estabelecem entre viver e morrer”, é um cuidar que se reveste de múltiplos aspectos. A definição apresentada por Boff (1999) para o cuidar é: Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de

Relacionados

  • matematica
    12727 palavras | 51 páginas
  • cuidados paliativos
    5437 palavras | 22 páginas
  • Atuação da Fisioterapia
    56833 palavras | 228 páginas