Familia zero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades da família zero (gases nobres)
Todos os elementos da família dos gases nobres apresentam uma particularidade que lhes confere uma excepcional estabilidade química, a última camada completa com 8 elétrons (exceto o hélio, com 2 elétrons), ou seja, os orbitais dos níveis de energia exteriores completos com elétrons.Por isto, estes gases são considerados praticamente inertes e seencontram naturalmente sobforma de átomos isolados, não formando facilmente compostos químicos (durante uma época, os químicos, de modo geral, acreditavam que os gases nobres seriam incapazes de formar compostos químicos normais).
Hélio, Elemento químico de símbolo He, apresenta número atômico2 (dois).Sua massa atômica é de aproximadamente 4.002 (u). À temperatura ambiente, o hélio encontra-se noestado gasoso. Apesar da sua configuração eletrônica ser 1s2, o hélio não figura na tabela periódica junto com o hidrogênio no bloco s, está colocado no grupo 18 (VIII A ou 0) do bloco p, já que apresenta nível de energia completo, apresentando as propriedades de um gás nobre.É o segundo elemento mais abundante do universo atrás apenas do hidrogênio. Presente em mínimas quantidades no ar atmosférico,os átomos de hélio são muito leve e atinge facilmente a atmosfera tendendo a se perder, porém constitui em torno de 20% da matéria das estrelas, como o sol, em cujo processo de fusão nuclear desempenha um importante papel. Existente, também, em crosta terrestre encontrado como produto de desintegração de diversos minerais radioativos, como o urânio. Além de estar presente em certas acumulaçõescomerciais de gás natural como nos Estados Unidos, de onde provém a maioria do hélio comercial, associado ao gás metano. Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão o hélio é um gás monoatômico e incolor, tornando-se líquido somente em condições extremas (de alta pressão e baixa temperatura). O hélio tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sobpressões muito grandes. Temo ponto de solidificação mais baixo de todos os elementos químicos, sendo o único líquido que não pode solidificar-se baixando a temperatura, já que permanece no estado líquido no zero absoluto à pressão normal.
O hélio é mais leve que o ar, isto é, a densidade do hélio é menor que a densidade do ar, diferenciando-se do hidrogênio por não ser inflamável. Por este motivo, epor ser um gás inerte, é utilizado em enchimento de dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas. Além das citadas o hélio tem outras aplicações, como, por exemplo, na mistura hélio-oxigênio é usada para mergulhos a grande profundidade, já que é inerte e menos solúvel no sangue que onitrogênio e se difunde mais depressa, reduzindo o tempo necessário para a descompressão. Devido ao seu baixo ponto de liquefação e evaporação, ainda, pode ser utilizado no processo de refrigerante a temperaturas extremadamente baixas.
Neônio, elemento químico de símbolo NE, número atómico10 (dez) e peso atômico de aproximadamente: 20.183 (u), sendo considerado o segundo gás nobre mais leve. Descobertopelos químicos britânicos William Ramsay e Morris Travers em1898. É um gás nobre incolor , presente em pequena quantidade no ar atmosférico, porém muito abundante no universo, que proporciona um tom arroxeado característico à luz das lâmpadas fluorescentes nas quais o gás é empregado. O Neônio ao ser atravessado por uma corrente elétrica sob-baixas pressões emite uma luz brilhante, que dáluminosidade as conhecidas lâmpadas fluorescentes. O tom roxo-alaranjado da luz emitida pelos tubos de néon é usado profusamente para a fabricação de indicadores (letreiros) publicitários luminosos. Também recebem a denominação de tubos de néon outros de cores distintas que, na realidade, contêm gases diferentes. Junto com o hélio é empregado para a obtenção de um tipo de laser (hélio-neônio). Quando...
tracking img