Falta de leis contra o crime na informática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um caso recente foi o ataque hacker causado pelo grupo LulzSecBrazil, na data 22/06/2011. O ataque hacker às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita foi o maior já sofridopela rede de computadores do governo brasileiro. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o ataque - que não causou danos às informações disponíveis nas páginas - partiu deservidores localizados na Itália.
Para derrubar os sites, os hackers utilizaram sistemas que faziam múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecidapelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service). O objetivo dessa ação é tornar o serviço indisponível.
De acordo com o presidente do Serpro, Gilberto Paganatto, a ação foi umatentativa de congestionamento dos sites feita por robôs, que conseguiram 340 milhões de tentativas de acesso em menos de uma hora. Ele explica que os robôs capturam endereços de provedores do exterior e osclonam para mandar os ataques de fora do Brasil para inibir ação da Polícia Federal.
Devido a falta de leis para prevenir crimes relacionados a informática, o grupo hacker saiu impune, pois apolicia federal não pôde punir os participantes do ataque devido ao anonimato que é possível obter através da internet.
Outro tipo de caso comum em relação a informática, é o envio de e-mail simulandoser de algum órgão estatal conhecido, como é o caso da Receita Federal, TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Polícia Federal e Serasa. A metodologia empregada é enganar o proprietário do e-mail, com umamensagem dizendo que existe alguma pendência com o órgão e que este deve clicar em algum link para solucionar tal situação ou até mesmo para saber mais detalhes sobre o fato. Ao clicar em tal link,o usuário é redirecionado para uma página em que o intuito é instalar um programa conhecido como sanguessuga no computador da vítima, e a partir desse momento, o criminoso começa a receber dados...
tracking img