Falta de ,etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMA

No século passado, ainda na fase empiria da contabilidade, a corrupção permeava os vários setores da economia. No período colonial, o rei da província necessitava de uma pessoaresponsável pelas finanças das capitanias hereditárias, esse serviço era feito pelo contador, mas apenas na intenção de beneficiar os donos das grandes propriedades de terras, os responsáveis pelas finançasdeixavam-se levar pelo engordo da corrupção, maquiando resultados e outras informações financeiras. Ao longo do tempo, varias foram as mudanças nos procedimentos e atos contábeis porem a corrupçãointensificou-se gradualmente. Finalmente, na atualidade a figura do contador passou a ser de extrema importância no desenvolvimento das empresas, mas por muitos agirem fora das leis, o fracasso de muitasdessas empresas é inevitável e freqüente. Para tentar acabar com atos antiéticos, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a lei 803/96 que regulamenta o Exercício Profissional da Contabilidade. Naresolução do CFC, Art. 1º diz categoricamente: “Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.” Partindodesse pressuposto, o código de ética propôs ao contabilista o procedimento correto do exercício da profissão, afim de garantir a idoneidade do profissional, e também do patrimônio do cliente.
Asatitudes antiéticas normalmente são repudiadas pela sociedade, e os empresários e profissionais que aderem a essas praticas tendem a sofrer, mesmo que com demora, as conseqüências de seus atos.
Emalguns casos, anos de trabalho e dedicação são extintos por atitudes ilícitas do contador e empresários, e quando as irregularidades aparecem todos devem ser penalizados. Um dos mais prejudicados poratitudes incorretas são, sem duvidas os profissionais contábeis que trabalham dentro da lei e conduzem seu trabalho com ética que a profissão exige, esses sofrem com uma concorrência desleal que visa...
tracking img