A eletricidade no nosso dia a dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 16 (3866 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Energia Elétrica
Conceito de energia elétrica
Tipo de energia gerada pela diferença de potencial elétrico (Tensão elétrica) entre dois pontos, ocasionando a corrente elétrica. Sua unidade de medida é o VOLT. A energia elétrica pode ser considerada também um subproduto das energias mecânicas, térmicas, nuclear, hidráulica e eólica.

A importância da energia elétrica
A energiaelétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde. 

Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.

Até mesmo para a segurança das pessoas, noque se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária. 

Formas de obtenção de energia elétrica
No Brasil destaca-se a produção de energia elétrica por meio de hidroelétricas. Porém em muitos lugares pelo mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica são as produzidas por usinas nucleares e usinas térmicas a basede carvão.

A produção de energia elétrica por meios renováveis ainda caminha a passos lentos no Brasil e no mundo. Mas é a promessa para os próximos anos, devido à escassez dos recursos naturais.

Meios de produção de energia elétrica: energias mecânicas, usinas termoelétricas, usinas nucleares, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas solares.

Desenvolvimento

Eletricidade:

Aeletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.

No corpo humano também observamos a eletricidade: impulsos elétricos do olho para o cérebro. Nas células da retina existem substâncias químicas que sãosensíveis à luz, quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro.
Na Grécia antiga, por volta de 600 a.C., Tales de Mileto fez algumas experiências com uma barra de âmbar (resina sólida fossilizada proveniente das árvores). Ele descobriu que, quando atritada com a pele de animal, a barra de âmbar adquire a propriedade de atrairpequenos pedaços de palha.

A palavra eletricidade se origina do vocábulo elétron, nome grego do âmbar. Apesar das descobertas feitas pelos gregos, a eletricidade só teve seus conhecimentos sistematizados a partir da segunda metade do século XVIII.

Eletricidade pode ser entendida como sendo o fenômeno resultante da interação das partículas que formam a matéria, em especial os elétrons.

BenjaminFranklin é um dos nomes mais conhecidos na eletricidade, pois realizou vários trabalhos no nesta área da física. Seu experimento mais famoso constituiu em empinar uma pipa em meio a uma tempestade para constatar que os raios tinham propriedades elétricas. Franklin empinou a pipa com um longo fio condutor e, amarrando na ponta final do fio um capacitor, ele demonstrou que estava correto quando omesmo foi carregado. Franklin também teria utilizado uma chave no cordão da pipa, assim, observou faíscas quando a esta sofria a ação dos raios. A partir deste experimento Benjamin Franklin desenvolveu o pára-raios, acredito que a mais famosa de suas invenções.

Abaixo temos uma lista de textos sobre eletricidade.

O átomo: elétrons prótons e nêutrons

A matéria é formada de pequenaspartículas, os átomos e estes são formados por partículas elementares, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks. Entender esta estrutura é o primeiro passo para entender a eletricidade.

Eletrização, condutores e isolantes.

Chamamos de condutores os corpos onde as partículas portadoras de carga elétrica conseguem se mover sem...
tracking img