Falceacionismo a partir de popper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Falceacionismo
a partir de Popper

GUAPORÉ
2012

Sumário

1 introdução 03
2 Desenvolvimento 04
2.1 DEfinição do tema 05
2.2 Apresentação de sua Particularidades e usos 07
2.3 Relação do tema com o fazer científico 08
2.4 EXEMPLOS 10
3 Conclusão 11
4 ReferÊncias 11


* INTRODUÇÃO

   O falseacionista insiste que aatividade científica deve dedicar-se à tentativa de falsificar as teorias, estabelecendo enunciados que são incompatíveis com elas (uma proposição que dela for possível deduzir um conjunto de enunciados de observação que possam falsificá-la,ainda que não a falsifiquem necessariamente). Assim a aceitação de uma teoria é sempre provisória e, por outro lado, a rejeição de uma teoria pode ser concludente. Noentanto, nada há na lógica deste processo, que exija que seja sempre a teoria a ser rejeitada em caso de choque com a observação. Podemos rejeitar um enunciado observável falível e conservar a teoria com que choca.
Popper não exclui totalmente a posição dogmática da ciência, no entanto, condena aqueles, como os positivistas, que são apenas dogmáticos. Popper, por outro lado, não aceitadeliberadamente a posição crítica, pois a crítica sem direção é tão vazia, tão oca, tão vaga, quanto à atitude dogmática aceita de forma radical.

Então, qual é a posição de Popper, enquanto filósofo, perante a ciência? É a posição de um realista metafísico: não devemos ser nem totalmente dogmáticos e nem radicalmente críticos porque a ciência exige de certa maneira as duas atitudes.
SegundoPopper, deve haver o conflito, o contraste de teorias (as teorias devem competir). Neste sentido, a ciência é um empreendimento revolucionário, isto é, sua história é contada a partir das teorias dominantes. No processo de conhecimento, que corresponde ao critério empírico de falsificação, iniciamos com problemas e terminamos com problemas. Além disso suas teorias se aplicam a elas próprias. Assim,se amanhã alguém redigir uma melhor definição de teoria científica, as idéias de Popper humildemente sairão de cena para tomar seu lugar na história da ciência.

2. DESENVOLVIMENTO

O falseável de que nos fala Popper significa que ela tem de ser passível de teste a fim de verificar a sua veracidade. Aliás, ela tem de ser passível de teste a fim de sabermos se é falseável. É que um testeque corrobora (confirma) a veracidade nada nos assegura, mas um teste que falsea, nos assegura que ela é falsa. Em síntese, nada se corrobora (confirma), mas tudo está sempre sujeito à falseação.

Mas a corroboração popperiana é uma hipótese aceita provisoriamente pela comunidade científica, mas cujo destino natural é ser, um dia, desmembrada pela superveniência de novos fatos. No fundo, paraPopper, as teorias mais válidas nunca são teorias verdadeiras, mas apenas teorias que ainda não são falsas. O conhecimento é sempre imperfeito, mas perfectível. A verdade absoluta não está ao nosso alcance; e, ainda que a alcançássemos, não poderíamos sabê-lo. O real é uma espécie de ideia da razão, mas temos motivos para pensar que a ciência se aproxima progressivamente dele.

Cientistasformulam hipóteses que são testadas através da experimentação. Se essas hipóteses mostrarem-se inadequadas, criam-se outras hipóteses, que serão sujeitas a novos testes, em um processo contínuo que aumenta o poder explanatório das teorias, aproximando-as da verdade.

As teorias científicas são essencialmente transitórias. Em um dado momento, a melhor teoria é aquela que melhor suportar astentativas de refutação empírica. Nessa concepção, a ciência se desenvolve através da relação indissociável entre hipóteses, corroborações (confirmações) e refutações (provas que destroem uma alegação). A atitude crítica é fundamental: aprendemos com os erros.

Segundo Popper, uma teoria científica é passível de falseamento se ela proíbe a ocorrência um determinado (ou determinados) evento ou...
tracking img