Falacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FALÁCIA
Um argumento inválido que parece válido. Por exemplo: "Todas as coisas têm uma causa; logo, há uma só causa para todas as coisas". Do ponto de vista estritamente lógico não há qualquer distinção entre argumentos inválidos que são enganadores porque parecem válidos, e argumentos inválidos que não são enganadores porque não parecem válidos. Mas esta distinção é importante, uma vez que sãoas falácias que são particularmente perigosas. Os argumentos cuja invalidade é evidente não são enganadores e, se todos os argumentos inválidos fossem assim, não seria necessário estudar lógica para saber evitar erros de argumentação. Prova-se que um argumento é falacioso mostrando que é possível, ou muito provável, que as suas premissas sejam verdadeiras, mas a sua conclusão falsa. Quando se dizque uma definição, por exemplo, é falaciosa, quer-se dizer que é enganadora ou que pode ser usada num argumento que, por causa disso, será falacioso.
- Tipos de Falácias
Falácia ad hominem
(Ataque à pessoa) falácia pela qual se pretende refutar uma afirmação, atacando, ou desvalorizando de alguma maneira, a pessoa que a defendeu. Pode assumir a forma de ataques ao carácter, à raça, àreligião ou à nacionalidade da pessoa. Exemplo: "O meu pai diz que não se deve fumar, mas fuma. Logo, não há razões para deixar de fumar". Neste caso, pretende-se refutar a ideia de que não se deve fumar atacando a pessoa que a defendeu por ela ser incoerente.
Falácia da Afirmação da Consequente
Falácia que consiste em supor que da condicional "Se P, então Q" e da afirmação da consequente dessacondicional, "Q", se pode concluir "P". Exemplo: "Se jogamos bem, então ganhamos o jogo. Ganhámos o jogo. Logo, jogámos bem." É fácil apresentar uma refutação desta forma de argumento com um contraexemplo com a mesma forma lógica: o argumento "Se isso é sardinha então isso é peixe. É peixe. Logo, é sardinha.", implicando a falsidade "Basta ser peixe para ser sardinha", mostra que este padrãoargumentativo é falacioso.
Falácia da Composição
Falácia que consiste em concluir que, por as partes de um todo ou os elementos de uma classe ter uma propriedade, o todo ou a classe também devem ter tal propriedade. Exemplo: "As células não têm consciência. Portanto, o cérebro, que é feito de células, não tem consciência." Provamos que esta forma de argumento é falaciosa com exemplos simples como, porexemplo, "O oxigénio e o hidrogénio não são bebíveis. Logo, a água não é bebível".
Falácia da Divisão
Falácia que consiste em atribuir às partes de um todo ou aos elementos de uma classe uma propriedade do todo ou da classe. "F é uma excelente equipe. i joga na equipa F. Logo, i é um excelente jogador." contraexemplo: "A classe dos números é infinita. Ora 2 é um número. Logo, 2 é infinito".Falácia da Exclusão
São frequentes os argumentos que omitem conhecimentos relevantes para avaliar uma conclusão. Por exemplo: uma pessoa empenhada em provar que as guerras são inevitáveis e que se limite a colecionar os exemplos favoráveis oferecidos pela história incorre nesta falácia por excluir conhecimentos relevantes — deveria, por exemplo, explicar por que razão a Suíça, estando trezentos anossem guerrear, não é um contraexemplo que arruína a sua tese.
Falácia da Falsa Analogia
Um argumento analógico é fraco quando sobrevaloriza as semelhanças entre duas ou mais coisas ou quando despreza diferenças relevantes. Os casos mais extremos são falsas analogias. O argumento "Uma casa teve um arquiteto e tem um senhor; assim o Universo, a casa de todos, teve um arquiteto e tem um senhor —Deus" é um caso óbvio de falsa analogia porque a pretensa semelhança entre "casa" e "Universo" é apenas um efeito literário e retórico.
Falácia da Negação do Antecedente
Falácia que consiste em supor que, se uma condicional, "Se P, então Q", e a negação do seu antecedente, isto é, "não P", forem verdadeiras, a negação da sua consequente, isto é, "não Q", também é verdadeira. Exemplo: "Se...
tracking img