Falacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falácias

Existem inúmeras armadilhas a serem evitadas quando se está construindo um argumento dedutivo. Elas são conhecidas como falácias. No inglês coloquial, nos referimos aos muitos tipos de crenças erradas como falácias. Mas em lógica, o termo têm um significado mais específico: Uma falácia é uma falha técnica que faz um argumento ser insólidos ou inválido.

(Perceba que você podecriticar mais do que apenas a solidez de um argumento. Argumentos são quase sempre apresentados com algum propósito específico em mente - e a intenção de um argumento também pode ser criticada.)

Argumentos que contém falácias são descritos como inconsistentes. Eles freqüentemente parecem válidos e convincentes. Algumas vezes apenas uma inspeção mais criteriosa revela a falha na lógica.

Abaixo estáuma lista de algumas falácias comuns, e também alguns dispositivos retóricos comumente usados em debate. A lista não tem o intuito de ser massante. O que se espera é que se você aprender a reconhecer algumas das falácias mais comuns, você será capaz de evitar ser enganado por elas.

O projeto Nizkor tem outra excelente lista de falácias. A wikipedia também tem uma boa lista em inglês e emportuguês.

Infelizmente, muitos dos exemplos abaixo foram tirados diretamente da Usenet, apesar de alguns terem sido refraseados em prol da clareza.

Lista de Falácias


Acento
Acento é uma forma de falácia através da alternação de significados. Nesse caso, o significado é alternado ao se alterar a parte de uma afirmação que é enfatizadas. Por exemplo:
"Nós não devemos falar mal de nossosamigos."
e
"Nós não vamos falar mal de nossos amigos."
Fique atento a este tipo de falácia particularmente na net, onde é fácil de interpretar a ênfase do que é escrito.


Ad Hoc (somente para este caso)
Como mencionado antes, há uma diferença entre argumento e explicação. Se nós estamos interessados em estabelecer A, e B é oferecido como evidência, a afirmação "A por causa de B" é umargumento. Se nós estamos tentando estabelecer a verdade de B, então "A por causa de B" não é um argumento, é uma explicação.

A falácia Ad Hoc é dar uma explicação pós-fato que não se aplica a outras situações. Freqüentemente essa explicação ad hoc estará camuflada para se parecer com um argumento. Por exemplo, se nós assumimos que deus trata as pessoas igualmente, então o que segue é uma explicação adhoc:
"Eu fui curado do câncer."
"Então dê graças ao Senhor. Ele é seu curador."
"Então, Ele irá curar os outros que têm câncer?"
"Er... Misteriosos são os meios de Deus."
Afirmação do Conseqüente
Essa falácia é um argumento da forma "A implica B, B é verdade, portanto A é verdade". Para entender porque isso é uma falácia, examine a tabela verdade para implicações acima. Aqui está umexemplo:
"Se o universo tivesse sido criado por um ser sobrenatural, nós iríamos ver ordem e organização em todo lugar. E nós realmente vemos ordem, não cáos - então está claro que o universo teve um criador."
Isso é o contrário de Negação do Antecedente.


Anfibolia
Anfibolia ocorre quando as premissas usadas em um argumento são ambíguas por causa de um fraseamento descuidado ou não gramatical.Por exemplo:
"Premissa: Crer em Deus preenche um vazio muito necessário."

Evidência Anedota
Uma das falácias mais simples é se basear em uma evidência anedota. Por exemplo:
"Há provas abundantes de que Deus existe e que continua realizando milagres hoje em dia. Semana passada mesmo eu li sobre uma garota que estava morrendo de câncer. Sua família inteira foi para a igreja e rezou por ela, eela foi curada."
É válido usar experiência pessoal para ilustrar um ponto. Mas tais anedotas não provam realmente nada a ninguém. Seus amigos podem dizer que se encontraram com Elvis no supermercado, mas os que não tiveram a mesma experiência irão precisar de mais do que a evidência anedota do seu amigo para convencê-los.

Evidências anedotas podem ser muito convincentes, especialmente se sua...
tracking img