FALA E ESCRITA Alipio

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
CONSIDERAÇÕES SOBE A FALA E ESCRITA: DUAS MODALIDADES DE UM CONTINUUM1

Alípio Pereira Castro Neto2


1. Introdução

Questões que envolvem a distinção entre as modalidades de uso da língua, fala e da escrita, vem sendo, há muito tempo, um dos principais tópicos de discussão entre especialista e leigos nos estudos da linguagem. Por problemas na delimitação dessas modalidades, a língua escritamanteve-se por muito tempo como principal objeto de estudo da língua, modelo correto de utilização da linguagem, enquanto a fala, diferentemente, não recebia a devida atenção dos estudiosos.
Neste texto analisaremos a questão

2. Analisando a questão

Historicamente, a língua escrita sempre ocupou o papel principal no estudo e Língua Portuguesa, considerada a verdadeira forma de linguagem. A falapor sua vez esteve relegada a segundo plano [...] assim ao tratar da fala e da escrita, é necessário lembrar que estamos analisado duas modalidades pertencentes ao sistema da Língua Portuguesa. (EVALDT , 2012, p.02)

Contrariando a perspectiva mais tradicional, os estudos atuais sobre a língua em uso têm revelado a importância de se considerar a fala como modalidade, Em relação entre as duasmodalidades de uso da Língua, diz que:

As diferenças entre a fala e a escrita se acentuam dentro de um continuum tipológico, ou seja, tanto a fala como a escrita se dão dentro de um continuum que vai do nível mais informal de um tipo de texto ao mais formal passando por graus intermediários. (FAVERO, 2003, p.75)

Os textos podem ser formais e informais e ainda aqueles que em muitos aspectos seassociam, sendo assim possível observar a relação que existe nas diferenças entre a forma oral e escrita, como por exemplo, as noticias de TV, que parte do principio de textos escritos que são passadas para o telespectador em forma oral ou mesmo entrevistas publicadas em revistas e jornais que da forma original são textos oras reescritos para serem publicados.
De acordo com Marcushi “[...] todos os povosindistintamente, têm ou tiveram uma tradição oral, mais relativamente poucos tiveram ou têm uma tradição escrita, isto não torna a oralidade mais importante ou prestigiosa que a escrita” (2001, p.17). Concordando com o autor, vemos que é indiscutível a importância da oralidade em nosso meio social, a escrita se faz presente em quase todas as praticas sociais juntamente com a oralidade, adquirindoum valor social e cultural ate superior a oralidade, nesse contexto a escola se torna um dos principais responsáveis pela da valorização da escrita sobre a forma oral do ponto de vista formal.
A diferença entre o texto escrito e o falado está basicamente relacionada ao planejamento, o texto falado é criado no momento do dialogo, ao contrario do texto escrito que necessita de um planejamento deideias que será rascunhado e revisto ate chegar a um resultado final.
Conforme Koch e Elias:

“no texto escrito, a coprodução se resume a consideração daquele para quem se escreve, não havendo participação direta e ativa deste na elaboração linguística do texto, em função do distanciamento escritor e leitor. [...] Por isso, o produtor do texto tem mais tempo para o planejamento, a execução maiscuidadosa do texto e a revisão, a “copidescagem”, sempre que for o caso. O texto falado por sua vez, emerge no próprio momento da ineração. Como se costuma dizer, ele é seu próprio rascunho.” (KOCH e ELIAS, 2009, p.13-14).

Conforme o autor, a fala e a escrita constituem duas possibilidades de uso da língua que utilizam o mesmo sistema linguístico e que, apesar de possuírem características próprias,não devem ser vistas de formas bifurcadas.


3. Linguagem Escrita

Cagliari (1995) comenta que a escrita, como atividade, “é umas das manifestações mais antigas da humanidade, ao lado da arte e da arquitetura”, essa prática nasceu de uma forte necessidade do homem de registrar as quantidades, o que era feito na forma de entalhes na argila.
Nessa perspectiva histórica, a necessidade de deixar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fala e escrita
  • Fala e escrita
  • fALA E ESCRITA
  • Fala e escrita
  • Fala e escrita
  • Da fala para escrita
  • fala e escrita
  • Fala e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!