FACULDADE DE CI NCIAS HUMANAS DE OLINDA Fisiologia

1606 palavras 7 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO E INFERTILIDADE

OLINDA
2015
Introdução

Síndrome do Ovário Policístico é uma doença metabólica que acomete o sistema reprodutor feminino, provocando a formação de cistos nos ovários. Tal patologia afeta cerca de 3 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva, acarretando diversas síndromes metabólicas. Sua causa ainda é desconhecida, entretanto, existem alguns fatores associados a ela. SOP está incluso nas causas da infertilidade, juntamente com patologias associadas ao sistema.

Desenvolvimento

O Sistema Reprodutor Feminino tem as funções de preparar o corpo feminino para a concepção da gestação e o período da gestação, através da produção de estrogênio e progesterona. É constituído por dois grupos de órgãos internos e externos. Os órgãos internos, que estão localizados na região do abdômen, no interior pélvico, compreendem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina. Os órgãos externos são os grandes e pequenos lábios, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares, que formam a vulva.

Ovários

O ovário é órgão par, esquerdo e direito, que se assemelha à amêndoa. O ovário está preso ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. O segmento do cabo que liga à parede pelvina é denominado ligamento suspensor do ovário e a porção do cabo que vai ter ao útero é o ligamento do ovário.
O ovário é constituído por 3 zonas distintas: o córtex, que constitui a maior parte do ovário e contém o estroma e os folículos. O estroma contém células tecais, células contrácteis e tecido conjuntivo. As estruturas foliculares são constituídas por ovócitos rodeados de células da granulosa; a medula, formada por um agregado celular heterogéneo; o hilo, por onde entram e saem vasos sanguíneos.
A estrutura que recobre os ovários são extensões das tubas uterinas, denominadas de fímbrias.
O ovário é a glândula principal de todo o processo reprodutivo.

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas