FACULDADE DE CI NCIA E EDUCA O DO CAPARA

518 palavras 3 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DO CAPARAÓ – FACEC
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

PROFª ESP. ROSA AMÉLIA DA SILVA

ALUNOS: LUZINETE E MARIA APARECIDA

VERA MENDES-PI
2015
RELATORIO
IDADE MÉDIA
Na divisão estabelecida por historiadores europeus, idade média é o período da história que se estende da segunda metade do século V até a primeira metade do século XV. Esse longo período foi subdividido em alta idade média e baixa idade média. As adaptações variam entre os historiadores, mas, para fins didáticos, a alta idade média corresponderia aos cinco primeiros séculos (V ao X) e a baixa idade média ao séculos restantes (XI ao XV).
A alta idade média corresponde ao momento em que a Europa Ocidental viveu um processo de reorganização social e político, marcado pela a presença de elementos remanescente da cultura greco-romana, das tradições dos povos germânicos e da cultura cristã.
Alguns pensadores do século XVII e XVIII chegaram a considerar a chamada idade média um retrocesso cultural, a “idade das trevas”. Um tempo no qual a humanidade teria sido subjugada pela ignorância e pelo poder da igreja católica.
O RENASCIMENTO
Durante a baixa idade média, a Europa passou por uma série de transformações, a expansão da cidades e o surgimento de novos centros urbanos possibilitavam maior fluxo de mercadorias e ideias.
O aumento das atividades comerciais proporcionou a maior circulação de valores e fortalecimento técnico e cientifico mudava a relação do homem com a natureza e a sua forma de pensar.
Neste contesto, na Itálica, desenvolveu-se uma corrente de pensamento que valorizava a razão e o espirito critico como os principais atributos humanos. Este movimento ficou conhecido como humanismo. Por isso, eles se consideravam protagonista de uma nova era, o renascimento.
CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO
O naturalismo, o racionalismo, o classicismo, o hedonismo e o antropocentrismo.
A PRÉ-HISTÓRIA AMERICANA
A periodização adotada

Relacionados