FACULDADE ALFHA Resenha

768 palavras 4 páginas
CURSO: MESTRADO EM PSICANALISE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
GERLANE GOMES DE SOUZA
Teoria Psicanalítica - Freud: Vida e Obra

RESENHA ANALITICA DO TEXTO O INICIO DAS PRÁTICAS PSICANALÍTICA

A teoria revolucionaria de Freud, a respeito da sexualidade causou grande polemica na sociedade da aquela época. Para a psicanalise a sexualidade e constituída da experiência, e algo subjetivo, não limitando as atividades do prazer, ou genitais. Para a psicanalise há um vinculo entre a sexualidade e a produção de neurose e outras doenças psíquicas na vida adulta, ou seja, a neurose caracteriza- se como u meio de defesa contra a sexualidade infantil que ameaçava romper-se. Freud ao estudar suas pacientes histéricas, antes vistas como alguém que queria chamar a atenção, foi mais afundo em suas pesquisas, pode ver que os sintomas histéricos faziam sentido, existia um trauma que causara a doença, que tinha ligação com os impulsos libidinais que havia sido reprimido.
Só é possível identificar a importância da formação do consciente, anos após os estudos. Em um de seus textos Interpretação dos Sonhos (1900). Freud apresenta a importância do estudo do inconsciente.
O interesse de Freud a respeito da sexualidade se originou a partir da observação clinica da importância dos fatores sexuais na etiologia das neuroses. Freud ao conhecer o medica Charcot e suas praticas, assistiu algumas sessões em um misto de teatralização e terapêutica, Charcot não escreveu muito, não foi um adepto da teoria. Freud ao voltar a sua cidade natal, cheio de ideias que foi de grande importância aos seus estudos na época. Em Paris Charcot prova a Freud que os distúrbios dos pacientes tinham fundos sexuais, dando a ele outra forma de considerar a histeria. Em parceria com Breuer, Freud continua suas praticas, tratando a histeria com o método de hipnose, com esse método os pacientes lembrariam as causas

Relacionados