Factores determinantes para o desenvolvimento economico regional e local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Local e Regional

CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO

Trabalho do Modulo: Teorias e Modelos de Desenvolvimento Socioeconómico

Fernando Sebastião Chame
Hélder Manuel Chapamba
Tibério Luís Bene Simoco


Orientador:

Gaspar Lourenço Tocoloa (MA)





INTRODUÇÃO

O presente trabalho do módulo de Teorias e Modelos de DesenvolvimentoSocioeconómico, tem como tema o Desenvolvimento Local e Regional.
Ao falar do desenvolvimento tem se a prior visto como os grandes avanços materiais e tecnológicos numa determinada sociedade, onde existe sujeitos impulsionadores do desenvolvimento quer a um nível local e regional.
O desenvolvimento económico a nível local é percebida como aquela que beneficia um determinado grupo pertencente a uma certaárea delimitada, diferenciando-se desse modo do desenvolvimento regional que inclui de uma forma mais abrangente o um grupo determinado de Estado pertencente a mesma região.

Desenvolvimento Economico Local e Regional
É um processo endógeno registado em pequenas unidades territoriais e agrupamentos humanos capaz de promover o dinamismo económico e a melhoria da qualidade de vida da população local.Representa uma singular transformação das bases económicas e na organização social em nível local, resultante da mobilização das energias da sociedade, explorando as suas capacidades e potencialidade específicas.
Dentro das condições contemporâneas de globalização e intenso processo de transformação, o desenvolvimento local representa também alguma forma de integração económica com o contextoregional e nacional, que gera e redefine oportunidades e ameaça ( Burque e Bezerra, 1994).
O desenvolvimento local esta associado, normalmente, a iniciativas inovadoras e mobilizadoras da colectividade, articulando as potencialidades locais nas condições dadas pelo contexto.
Como diz Arto Haveri (1996) ``as comunidades procuram utilizar suas características específicas e suas qualidadessuperiores e especializar nos campos em que têm uma vantagem comparativa com relação a outras regiões.
Percebesse de acordo com a citação dos autores que o desenvolvimento local é construir a capacidade económica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva económica e a qualidade de vida de todos ou é um processo pelo qual os parceiros públicos, privados, sector empresarial e osnão-governamentais trabalham colectivamente para criar melhores condições ao crescimento económico e geração de emprego.
2. O Local segundo as perspectivas históricas e internacionais
Caride (1992) `` aborda questões relacionados com estudos antropológicos, sociológicos e económicos de base ecológica e o crescente interesse pelas perspectivas territoriais das políticas de assistência e compensatória de acçãosocial que dá a possibilidade de estreita conexão entre o marco físico, caracterização sociocultural e económico`` (Gomes, Freitas e Calleja, 2007: 94).
Myrdal Hichimen,Vernok, Lipietz, ``falam de localismo clássico que também, é inserido no quadro de pensamento económico tradicional. Segundo os mesmos autores vem o local como um lugar de materialização dos resultados das tendências económicas eos mesmos estabelecem o elo de ligação entre a teoria da localização e a teoria do crescimento económico``. (Gomes, Freitas e Calleja, 2007: 95).
Na mesma perspectiva local e histórica, segundo o Lebret na década 50 introduziu no localismo social os processos de desenvolvimento, conceitos marginais e de alcance universal valido para o povo do bairro, urbano. Enquanto que o Dudlay enfatizava nodesenvolvimento local iniciasse na perspectiva de botom up que consistia na satisfação das necessidades básicas defendendo que começasse a partir de baixo. (Gomes, Freitas e Calleja, 2007: 94).
Na senda das posições dos autores, Dudlay apresenta uma abordagem em que o desenvolvimento local é vista como aquela que tem origem a partir da base, olhando desso modo para as massas mais inferior, como...
tracking img