Determinantes de migracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: DOMINGOS CASTIGO MACHAVA
1.Introdução

Um dos fenómenos mais antigo existente a nível mundial que mostra o movimento e realocação da população de uma região para outra (mudança de residência) é a migração. Ela remota de fase pré-colonial e foi tomando vários contornos até ao presente. O aumento do desenvolvimento económico relativo da Europa, América, e Asia em certas zonas esta naorigem de tais migrações [Odete, Telma Come].
Por essa razão, o presente trabalho dará uma breve e clara abordagem sobre a migração “Emigração e Imigração” como caso específico de Moçambique, o que permitirá o conhecimento das causas, entre outros aspectos. O trabalho também fará uma resumida abordagem sobre a migração no que tange evidências empíricas que se julgue relevantes.
No caso deMoçambique, os acontecimentos que marcaram a origem da emigração são a guerra, doenças, fome, calamidades naturais e movimento da força de trabalho para a África do Sul.
A metodologia de investigação usada foi a leitura de livros e uso da internet como forma de concretizar alguns pontos de difícil acesso na literatura. Contudo, iniciar-se-á com a abordagem dos objectivos do trabalho.

2.Objectivos Explicar os determinantes da migração em Moçambique olhando sobre a migração internacional;
 Apresentar de forma resumida os factores que determinam a migração baseando-se dos indicadores macroeconómico e microeconómico;
 Analisar as teorias da migração.

3.Revisão da Literatura
A revisão da literatura concentra-se na apresentação dos conceitos chaves e cruciais consideradasrelevantes do tema desde as principais teorias e abordagens referentes à migração.
Migração entende-se como sendo descolamento da população de um lugar geográfico para o outro implicando uma mudança de residência com o carácter permanente ou semi-permanente podendo ser emigração e imigração
Emigração é o movimento de saída de cidadãos de uma região para se estabelecer noutra podendo ser internano sentido de que os movimentos da saída dos cidadãos de uma região para outra observa-se dentro de território nacional, e internacional que é saída dos cidadãos para fixar residência ou para trabalhar no estrangeiro com carácter permanente ou temporário.
Imigração é o movimento de entrada de cidadãos com intenção de fixar residência ou de trabalhar. De igual modo podem ser interna ouinternacional dependendo da região ou território em que o emigrante pretende se estabelecer.
Nota: as viagens por convites ou por turismo ou ainda as mudanças de casa dentro da mesma cidade não são consideradas migrações.
4.Teorias de migração
No que concerne as teorias de emigração, na literatura existem distintas teorias que buscam explicar os motivos pelos quais a migração ocorre. Mas merecerão umaespecial atenção a teoria clássica e neoclássica no contexto microeconómica e macroeconómica que explicam a mobilidade de trabalhadores ou da força de trabalho.
4.1.Teoria clássica
Um dos primeiros e mais importantes estudos da migração interna no contexto macro refere-se ao de Lewis (1954), que buscava explicar os movimentos migratórios com origem no meio rural em direcção ao meio urbano nospaíses em desenvolvimento. De acordo com o modelo, no meio rural existe uma oferta de trabalhadores ilimitada em que o produto marginal do trabalhador rural seria o suficiente para a subsistência. Por outro lado, no meio urbano, existe um salário superior a este nível de subsistência, que faria com que os trabalhadores rurais fossem atraídos para o meio urbano por causa dos maiores rendimentos. Oautor, defende que com o desenvolvimento da sociedade, haveria uma diminuição do estoque de trabalhadores no meio rural e a escassez tornaria mais incrementada a produtividade marginal do trabalho no meio rural, até que este se equilibraria com a produtividade marginal do meio urbano e a migração o que cessaria dessa forma a perspectiva teórica do modelo clássico macro que sugere que a migração é...
tracking img