Face

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Guilherme Augusto Coscarelli | Classe: 3ºA – E.M. | Nº: 10 |
Prova: Avaliação Reino Plantae | Data: 23/11/2012 | Menção: |
Disciplina: Biologia | Professor: Priscila Gaspar | Rubrica: | |
Objetivos: Relacionar informações e processos com seus contextos. |
Critérios de Avaliação: Domínio e articulação do conhecimento. |

1.. (FUVEST-2011) Na evolução dos vegetais, o grão depólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes
a) dos frutos e depois das flores.
b) das flores e depois dos frutos.
c) das sementes e depois das flores.
d) das sementes e antes dos frutos.
e) das flores e antes dos frutos.

2. (Ufscar) A figura ao lado representa, ao centro, o esquema de umaestrutura vegetal chamada estômato. A respeito da estrutura acima e de seu papel fisiológico, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
( ) A seta II da figura indica a presença de cloroplastos nas células estomáticas.
( ) Os estômatos são estruturas encontradas em várias partes do vegetal, especialmente no caule.
( ) A seta III indica as células-acessórias ou subsidiárias; através delasocorre a eliminação da água por transpiração para o exterior do vegetal.
( ) A seta I indica a abertura estomática que ocorre entre as células-guarda e por onde se realizam as trocas gasosas nos vegetais.
( ) O funcionamento do estômato é controlado por fatores intracelulares, sendo independente de fatores externos como a luminosidade e a umidade.

3. É sabido que as plantas sofreram evoluçãopassando do meio aquático ao terrestre. Várias adaptações ocorreram, levando o grupo mais adaptado ao ambiente terrestre, as Angiospermas, a conquistarem todos os ambientes do planeta. Baseado no texto e fatos correlatos, julgue os itens a seguir:
(1) Para que a conquista do ambiente terrestre fosse efetiva, foi necessário o aparecimento de vasos condutores.
(2) Nas criptógamas, a fasegametofitica correspondente a um período curto que depende da água.
(4) A evolução levou ao aparecimento da semente e do fruto, estruturas protetoras do embrião e que proporcionam melhores condições à sua dispersão, respectivamente.
(8) As angiospermas ainda dependem do meio líquido para a sua reprodução, pois os seus gametas masculinos apresentam flagelos, estruturas adaptadas à locomoção.

Dê comoresposta a somatória das afirmações:________

4. (UNICAMP-2011) As substancias que nutrem as plantas são obtidas por meio da fotossíntese, em células dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, moléculas de água (H2O) e gás carbônico (CO2) reagem, originando moléculas orgânicas. As moléculas de água são obtidas através daraiz e o CO2 através dos estômatos.
a) A abertura dos estômatos depende de alguns fatores ambientais. Cite um fator ambiental que influencia na abertura dos estômatos e explique como isso acontece.
b) Que processo permite que as plantas utilizem parte das substâncias orgânicas como fonte de energia? Qual organela celular está envolvida nesse processo?

5. (PUC-RJ) Se as plantasangiospermas evoluíram a partir de gimnospermas ancestrais, então os dinossauros dos períodos Triássico e Jurássico NÃO poderiam ter apresentado hábito alimentar:
a) frugívoro. d) carnívoro.
b) coprófago. e) onívoro.
c) detritívoro.

6. (FUVEST-2011) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada asolução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2). O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente:

a) à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.
b) Ao que acontece com as...
tracking img