Fabula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo tem como objeto de estudo a literatura infantil e a sua importância no cotidiano de crianças de 0 a 6 anos. O mesmo apresenta algumas considerações sobre o papel da escola na leitura de textos literários para crianças.
Visto que, educar é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Nos primeiros anos de vida de uma criança, para uma boa formação é fundamental que a criança sejaestimulada a ler. O contato com os livros deve ser iniciado o mais cedo possível, não só pelo manuseio, como também pela história contada e pelas conversas e brincadeiras realizadas no ambiente escolar, no sentido de aproximar o aluno da leitura, para que ele se sinta o protagonista do seu aprendizado.
Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação infantil é o de conseguiradaptar à sala de aula uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças que já estão "vivendo" o processo de aquisição de leitura e escrita.

Esta analise foi realizada na escola onde atuo como professora do 1º ano do ensino fundamental, ou seja, com crianças na idade de 5 e 6 anos. No total, são 38 alunos, sendo que 16 são meninos e 22 são meninas. A sala de aula é bem ampla e seuespaço bem aproveitado. Tem um canto para a leitura, onde as crianças têm acesso livre aos livros expostos.

O tema deste artigo surgiu ao verificar o imenso interesse dos alunos pela leitura.O resultado positivo se dá pelo fato de estarmos trabalhando Fábulas em sala de aula de forma lúdica e natural. Desta forma o aluno aprende ,sem se sentir obrigado e pressionado a entender o conteúdoapresentado.
A metodologia adotada foi a observação em sala de aula, a partir das diversas atividades propostas aos alunos, após uma Fábulas ser trabalhada, como desenhos , teatros , narrações e por fim do ambiente que lhes era disponibilizado para as atividades propostas na sala de aula.

Visto que, em muitas escolas é comum a leitura diária de histórias, desde o primeiro ano de vida da criança,neste trabalho verifiquei o papel da literatura que, hoje, busca trabalhar os valores humanos essenciais para se viver em uma sociedade. Também, verifiquei a forma como a arte literária transmite tais valores.

A Fábula na Educação Infantil

Através das Fabúlas, a literatura infantil pode influenciar na formação da criança, que passa a conhecer o mundo em que vive de maneira a compreender: obem e o mal, o certo e o errado, o belo e o feito, amor e raiva, a dor e o alivio, entre outros. Por isso, aos poucos, a criança compreende o mundo adulto do qual faz parte. Assim como destaca GOES (1990, p. 16):
"A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia,experimenta as próprias emoções e reações."

A literatura infantil cumpre, hoje, a responsabilidade de entreter e divertir e, principalmente formar na criança uma consciência de mundo. Por isso torno a afirmar a importância do incentivo à leitura.
A fábula se originou da necessidade natural que o homem sente, de expressar seus pensamentos por meio de imagens, emblemas ou símbolos. A mesmateve o Oriente Médio como seu berço, tendo aparecido naturalmente por conseqüência do desenvolvimento histórico da idéia de arte.

Essa forma literária tem um caráter critico. Tal fato levou a pensar que a fábula nasceu da necessidade critica do homem. Esse mesmo conceito levou a pensar que a fábula deve sua origem à escravidão.

Caracterizando, a fábula é uma pequena narração de acontecimentosfictícios que tem como finalidades, divertir e instruir. Essas historias devem ser escritas em estilo simples e fácil e concebidas em prosa ou em verso.

As fábulas como "A cigarra e a formiga", " A tartaruga e a lebre", "A cegonha e a raposa" , por exemplo, são histórias antigas, que sempre trazem uma lição àqueles que as escutam. São muito importantes para a formação do caráter da criança. É...
tracking img