Faber castell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...”. Você pode até não saber toda a letra da música, mas tenho certeza de que não pode deixar de associá-la à marca FABER-CASTELL e seus tradicionais lápis, produzido aos milhões todos os anos, mesmo na era da Internet. É com o lápis que as crianças de todo o mundo aprendem a escrever. Éindispensável para todos os tipos de anotações, traçados e rascunhos - sobretudo para o que possa ser escrito ou desenhado à mão. E é por isso que a marca FABER-CASTELL se faz presente em toda a infância de uma criança, independente do país em que ela esteja.

A história
A empresa foi fundada pelo hábil marceneiro Kaspar Faber em 1761, em Stein, próximo a cidade alemã de Nuremberg, e inicialmente produziaapenas lápis de chumbo. A partir de 1784, sob o comando de Anton Wilhelm, filho de Kaspar Faber, a empresa passou a chamar A.W. FABER. Ele então tratou de expandir a pequena oficina adquirindo imóveis adicionais, aumentou a produção de lápis e assim a empresa começou a crescer em um ritmo mais acelerado. De 1810 a 1839, Georg Leonhard Faber conduziu os negócios em uma época de grandes dificuldadespolíticas e econômicas. E diante deste cenário, ele não conseguiu evitar um forte declínio da produção e a resultante ameaça à sobrevivência da empresa. Após a morte de seu pai, Georg Leonhard em 1839, Lothar von Faber passou a administrar a fábrica de lápis. Depois de adquirir uma valiosa experiência em empresas fabricantes de instrumentos de escrita, nas cidades de Londres e Paris, o jovem deapenas 22 anos revisou e reposicionou os negócios de seu pai. Dirigido por uma forte visão e força de vontade, ele levou a empresa adiante. Estabelecendo como objetivo “... atingir a mais alta posição produzindo os melhores produtos do mundo...”, ele deu início à era Lothar von Faber: criou o lápis hexagonal, desenvolveu os primeiros lápis de qualidade alemã e os identificou com o nome A. W. FABER,nascendo assim, o primeiro lápis de marca que o mundo conheceu.


Em 1843, através de um escritório de vendas em Nova York, os primeiros lápis com a marca A.W. FABER foram vendidos em solo americano, inaugurando, seis anos mais tarde, a primeira subsidiária estrangeira da empresa no país. Em seguida são fundadas filiais em Paris, Londres, Viena e São Petersburgo. Dá-se então início ao processode globalização da empresa e da marca. Lothar Faber definiu um padrão de comprimento, dureza e espessura para os lápis em 1851, que depois viria a ser adotado pro todos os outros fabricantes do setor. Somente em 1898 a empresa passou a se chamar oficialmente FABER-CASTELL, isto em virtude do casamento da neta de Lothar von Faber com o conde Alexander zu Castell-Rudenhausen, oriundo de uma dasmais antigas e nobres famílias da Alemanha. Antes de morrer, Lothar deixou em seu testamento o desejo de preservar seu sobrenome, uma vez que a neta o perderia ao casar-se com Alexander. Sendo assim, foi criado o sobrenome Faber-Castell, denominação que atendeu ao pedido dele e tornou-se o novo nome da empresa.


A definitiva ascensão mundial da marca alemã começou no ano de 1948, pouco depois dotérmino da Segunda Guerra Mundial, quando foram lançadas as primeiras lapiseiras para desenho, principalmente para desenho técnico, necessitando de grafite com um diâmetro de poucos milímetros. A empresa voltou a crescer internacionalmente a partir da década de 60 quando novos produtos foram lançados no mercado e novas unidades fabris foram inauguradas, como por exemplo, a fábrica de instrumentospara escrita, desenho e pintura na Austrália em 1962; a fábrica de marca-textos na Áustria e um escritório de vendas em Viena; e a fábrica para produção de canetas esferográficas na cidade de Lima no Peru em 1967. Nesta época a FABER-CASTELL se tornou a maior produtora de lápis do mundo. Em 1993 tem início o realinhamento do Grupo FABER-CASTELL. Tendo como foco principal uma revisão completa da...
tracking img