Extensiometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NANOTECNOLOGIA
A Nanotecnologia dividi-se em seis areas. Nanomateriais, Nanoeletrônica, Nanofotônica, Nanobiotecnologia, Nanoenergia e Nanoambiente.
NANOMATERIAIS:
Definem-se nanomateriais como os materiais com componentes estruturados menores que 100 nm, tais como nanofios, nanotubos, nanopartículas (como coloides e pontos quânticos), materiais nanocristalinos e grãos nanométricos. Taismateriais apresentam propriedades físicas e químicas completamente diferentes das apresentadas por sólidos macroscópicos e mesmo microscópicos. A investigação dessas novas propriedades e das aplicações associadas constitui uma das áreas de pesquisa mais promissoras da atualidade. As nanociências e as nanotecnologias, de fato, poderão ser usadas para tornar os materiais mais resistentes, fortes eleves. Uma análise mais detalhada revela que tanto os diferentes metais quanto as cerâmicas são constituídos por um ajuntamento estrutural específico de grãos de tamanhos microscópicos e nanoscópicos34. As propriedades mecânicas desses materiais dependem significativamente do tamanho e da disposição espacial desses grãos.

A Nanomateriais está dividida nos seguintes tópicos associados:

* T1a(Nanomateriais estruturais).
Compreendem uma ampla classe de nanomateriais criados, por exemplo, pela introdução de nanopartículas e outros nanobjetos em um meio macroscópico. A estrutura em nanoescala altera as propriedades dos meios macroscópicos.
Setores impactados: Aeronáutico; automotivo; têxtil; couro e calçados; plásticos; celulose e papel; petróleo; construção civil e defesa.
* T1b(Nanobjetos e materiais nanoestruturados (nanofios, nanotubos, nanopartículas)).
Referem-se a objetos construídos em nanoescala que podem ser funcionalizados
para aplicações específicas.
Nota: esse tópico foi subdividido em:
T1b1 – nanofios e nanotubos;
T1b2 – nanopartículas,
T1b3 – nanobjetos replicando a natureza.
Setores impactados: Fabricação de produtos químicos (insumosnanotecnológicos); energia solar; aeronáutico; fabricação de material eletrônico e de aparelhos e equipamentos de comunicações; medicina e saúde e plásticos.
* T1c (Nanomateriais semicondutores e magnéticos).
Incluem semicondutores orgânicos e inorgânicos.
Nota: esse tópico foi subdividido em
T1c1 – nanomateriais semicondutores e magnéticos;
T1c2 – nanomateriais além da tecnologia do silício.
Setoresimpactados: Fabricação de material eletrônico e de aparelhos e equipamentos
de comunicações; aeronáutico; automotivo; energia solar; instrumentação e automação.
* T1d (Revestimentos nanoestruturados).
Incluem engenharia de superfícies e interfaces, filmes finos para otimização de propriedades superficiais.
Setores impactados: Aeronáutico; automotivo; defesa; construção civil; indústrianaval;
biocombustíveis; petróleo e energia.
* T1e (Nanomateriais funcionais).
Incluem nanocompósitos, filmes finos e materiais moleculares. A estrutura em nanoescala confere uma nova funcionalidade ao produto final.
Setores impactados: Aeronáutico; energia; meio ambiente; medicina e saúde; higiene e cosméticos; defesa; instrumentação e automação; petróleo; fármacos e fabricação de materialeletrônico e de aparelhos e equipamentos de comunicações.

No Brasil a Nanomateriais é uma área da Nanotecnologia que se encontra em pleno desenvolvimento, apesar de alguns tópicos associados ainda estarem em fase de pesquisa, desenvolvimento e inovação alguns tópicos já estão sendo produzidos e comercializados.

Com um forte trabalho nas áreas de recursos humanos, infraestrutura, investimentos,marco regulatório, aspectos éticos e aceitação pela sociedade e aspectos de mercado a Nanomateriais em pouco tempo poderá ser produzida em larga escala colocando o Brasil no cenário mundial das Nanotecnologias.

NANOELETRÔNICA:
Define-se nanoeletrônica como a aplicação de nanotecnologia a dispositivos eletrônicos. Tal área envolve dispositivos eletrônicos, optoeletrônicos, spintrônicos,...
tracking img