Expressioismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, "expressando" sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, àsolidão, miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Suas principais características são:
* Pesquisano domínio psicológico
* Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas
* Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado
* Pasta grossa, martelada, áspera
* Técnica violenta: opincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões
* Preferência pelo patético, trágico e sombrio
Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento"Pós Impressionista". Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os três primeiros pintores abaixo estão incluídos nessa designação.

Paul Gauguin(1848-1903) - Aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou uma vida de viagens e boemia, resultando numa produção artística singular edeterminante das vanguardas do século XX. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo.Obra Destacada: Jovens Taitianas com Flores de Manga.

Paul Cézanne (1839-1906) - Sua principal tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas,como cilindros, cones e esferas.Na França de 1870, Cézanne era conhecido como um artista subversivo, de difícil temperamento, que quebrou com a visão estereotipada de que a obra de arte tinha de ser uma cópia da realidade.
Aspessoas para ele eram tidas como objetos, da mesma forma que maçãs e laranjas. Retratar banhistas virou uma obsessão para o pintor.

Vicent Van Gogh (1853-1890) - empenhou profundamente em recriar a...
tracking img