Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O art. 251 contém o tipo penal de explosão: “expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos”. A pena é reclusão, de três a seis anos, e multa.
O bem jurídico tutelado é a incolumidade pública, a segurança pessoal das pessoas e de seus bens materiais, suatranqüilidade, enfim.
Sujeito ativo é a pessoa, qualquer uma, que realiza a conduta. Sujeito passivo é o Estado e também a pessoa que fica exposta ao perigo ou cujo patrimônio também tenha sido afetado pela situação causada pelo agente.

EXPLOSIVO

Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de e gases calor em curtoespaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.
No sentido muito amplo, é um material extremamente instável (metaestável) que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis.
Os produtos da explosão são acompanhados da libertação de energia sob diversas formas,entre as quais: uma violenta expansão dos gases (o volume dos produtos é superior ao volume dos reagentes); elevação brusca da temperatura; luz e ruido.
Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com a finalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifício. Somente a partir do século XIV passou a ser usado emguerras.
Classificação dos explosivos
Os explosivos podem ser classificados de diversas formas.
Duas formas muito comuns de os classificar são as seguintes:
Constituição
Heterogêneos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas (ex: pólvora, anfos)
Homogêneos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista dareação (ex: TNT, nitrocelulose, nitroglicerina)
Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite).
Aplicações
niciadores - explosivos muito sensíveis, usados em detonadores.
Reforçadores - usados quando o explosivo principal seja demasiado insensível para garantir a ignição pelo detonador. Mais sensíveis e menos potentes que oprincipal, e menos sensíveis mas mais fortes que os detonadores.
Balísticos - usados em munições ou para criar um efeito de deslocamento. Mais lentos.
Ruptura - explosivos com uma detonação forte o suficiente para causar a ruptura dos materiais em vez do arrastamento. Mais rápidos.
Incendiários - cuja principal função é aumentar a temperatura ou causar que o seu redor entre em combustão.Pirotécnicos - como os usados no fogo-de-artifício. Muito barulho, muita luz. Podem ser misturados a diferentes compostos químicos como Mg, Ca, Ba e P para criar efeitos coloridos.
É comum reduzir esta segunda forma para Altos Explosivos e Baixos Explosivos, seguindo de perto a bibliografia de língua inglesa (High Explosives and Low Explosives), para, respectivamente, os explosivos que apresentem umgrande ou pequeno poder. Mesmo assím, é frequente ler Detonantes e Deflagrantes no equivalente sentido de classificação.

Características dos explosivos

Os explosivos podem ter diversas características, que podem, de uma forma ou de outra, dar uma ideia da sua aplicabilidade em determinadas circunstancias.
O estudo destas remete-se, geralmente, à Química dos Explosivos.
Entre estas, temos:Balanço de oxigênio - a suficiência ou não de oxigénio na composição pode gerar condições perigosas, nomeadamente em minas e locais com baixa ventilação.
Balanço muito negativo - geração de gases tóxicos.
Balanço muito positivo - geração de gases inflamáveis.
Sensibilidade - importante para as condições de manuseamento do explosivo. Estas condições prevêem geralmente as formas de transmissão...
tracking img