Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Não existe uma data que determina a descoberta ou o início do uso de corantes, no entanto sabe-se que são usados pelo homem desde a idade da pedra, onde pintavam as rochasdas cavernas. Com o passar do tempo, foi-se necessário grandes quantidades de corantes, daí então foi descoberto (por William Henry) e produzidos os corantes sintéticos, usados emlarga escala nas indústrias têxteis.
A cor que conseguimos visualizar nos objetos deve-se a um efeito relacionado à luz. A luz bate nos objetos e reflete alguma cor, esta cor éa que o objeto aparenta ser. Por exemplo, a luz do sol bate nas plantas, elas absorvem todas exceto a verde, isso faz com que elas apareçam para nós com a cor verde. Esse exemploaplica-se a todas as outras cores. Um outro fenômeno envolvendo a luz é a Fluorescência, em que envolve excitação dos elétrons para camadas mais externas, quando estão voltando parasuas devidas camadas liberam luz. Esta ocorrência confere ao material brilho (exemplos: Interruptores e controles de TV).
O que deve ser feito na pesquisa em novos corantes éprocurar uma maneira de sintetizar compostos que possam facilmente absorver radiação. Compostos com essa característica geralmente possuem anéis aromáticos.
Talvez algunsnão saibam, mas existe diferença entre pigmentos e corantes. Os corantes são mais usados na indústria têxtil (como já dito no início), mas também na indústria de alimentos (por nãoserem muito tóxicos) e papel. Os corantes são solúveis no meio aplicado e são transparentes. Já os pigmentos, utilizados em tintas, plásticos, cerâmicas e cosméticos, são insolúveise apresentam-se na forma de pó. Fundamentalmente as diferenças entre pigmentos e corantes estão em sua capacidade de solubilidade, presente nos corantes e ausente nos pigmentos.
tracking img