Experimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Sniffy Pro - O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner comoequipamento experimental. O objetivo do presente artigo é analisar Sniffy Pro no tocante aos aspectos concernentes à sua pertinência e adequação como material de ensino. Segundo os autores de Sniffy Pro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia. Entretanto, tomadosvários aspectos da concepção de Sniffy Pro, seu conteúdo e estrutura, bem como alguns aspectos éticos relacionados, demonstra-se que a sua utilização como recurso didático deve muito provavelmente ocorrer às custas de prejuízos na formação científica do estudante de Psicologia.

Palavras-chave: Sniffy Pro; atividades de laboratório; material de ensino.

ABSTRACT

Sniffy Pro - The Virtual Rat isa computer software program as well as a laboratory textbook developed to serve as an alternative teaching tool to be used in introductory courses on the Experimental Analysis of Behavior, especially the laboratory activities that usually employ rats as experimental subjects and Skinner boxes as apparatuses. The main goal of this paper was to analyze Sniffy Pro regarding its adequacy as a learningresource. According to the authors of Sniffy Pro, this software would be attractive because it applies technology to a teaching setting, by its low cost, by its ease of use and by the time it saves. However, the present analysis of Sniffy Pro's conception, content, structure, as well as ethical issues, allows one to conclude that its use as a teaching tool is likely to impair the student'slearning.

Key words: Sniffy Pro; laboratory activities; learnig resource.





Quando Pedro Preguiça entrou na escola com seus amigos, viu Dona Quati, a professora, caminhando em sua direção. Ela falava com todas as crianças e, quando viu Pedro, tomou-lhe as patinhas nas suas patas, pedindo-lhe que lhe dissesse seu nome.
– Meu nome é Pedro, respondeu ele. Eu estava doente. Estava comsarampo. É por isso que eu não vim antes para a escola.
– Não tem importância, disse Dona Quati. Você não perdeu nada que ainda não possa recuperar.

(''Pedro Preguiça vai à escola'', F. S. Keller, 1987)



A Análise Experimental do Comportamento (AEC) constitui parte predominante de muitos currículos de graduação em Psicologia no Brasil, muito freqüentemente representando a PsicologiaExperimental. Um currículo típico de AEC inclui tanto os seus aspectos filosóficos (Behaviorismo) quanto os seus conceitos fundamentais – demonstrados, estes últimos, no laboratório de condicionamento operante, geralmente utilizando-se ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental (Gomide e Weber, 1998; Guide e Bauermeister, 1979; Matos e Tomanari, 2002).

O laboratório de AECconstitui, certamente, uma das raras oportunidades de os alunos contatarem a Psicologia na perspectiva de uma ciência experimental, na qual estes podem observar e analisar o comportamento sob função de fatores ambientais – conseqüentes e antecedentes – com os quais um organismo vivo interage. Fundamentalmente, no nível de graduação, o laboratório de AEC tem como objetivo propiciar condições para queos alunos observem, identifiquem e demonstrem princípios comportamentais. Em se tratando de processos básicos, em geral são tratados tópicos como reforçamento, extinção, esquemas simples e complexos de reforço, encadeamento de respostas, discriminação e generalização de estímulos etc. Quando se incluem fenômenos complexos no ser humano, os alunos em geral estudam, no laboratório, comportamento...
tracking img