Experimento fatorial com dois fatores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos, as mulheres em suas diferentes culturas se utilizaram os mais diversos métodos para contenção de fluxos menstruais: esponjas, lã, tiras de roupas usadas e até mesmo certos tipos de grama. No Antigo Egito, os tampões já existiam feitos de papiro processados para ficarem macios. Foi no ano de 1888 que os absorventes femininos começaram a ser vendidos, eram emformato de almofada, adaptações dos que as enfermeiras norte-americanas preparavam para elas próprias usarem, feitos de gaze e outros materiais hospitalares a que tinham vasto acesso.
Num momento da história ocidental em que a higiene se tornara uma obsessão, o sucesso foi estrondoso entre as mulheres burguesas. E justamente as primeiras propagandas veiculadas para o produto, em 1921 pela Kotex,destacavam que os absorventes descartáveis eram muito mais limpos e assépticos, além de confortáveis.
Hoje em dia, depois que o preço dos absorventes se tornou mais acessível, seu uso passou a ser mais democrático, percebe-se o seguinte contexto:
“A consumidora tem um alto envolvimento emocional com a categoria de cuidados femininos, buscando bem estar, segurança, cumplicidade e intimidade,além das necessidades funcionais relacionadas à proteção, conforto e discrição”, afirma Lisandra Bodelaci, da área de Gerenciamento por Categorias, da Kimberly-Clark Brasil, produtora da linha Intimus. “A categoria oferece soluções para atender às necessidades fisiológicas da mulher, principalmente quanto à absorção do fluxo menstrual e intermenstrual”, explicando que fazem parte desta categoria, osabsorventes externos e internos, protetores diários, absorventes de incontinência e produtos de higiene íntima, sendo uma categoria bem servida.
Devido ao mercado conquistado pelo absorvente descartável feminino na sociedade contemporânea realizamos um experimento com o intuito de analisar uma das necessidades das consumidoras referente ao produto que é a proteção.

2 - DEFINIÇÃO DO EXPERIMENTOO objetivo do estudo é analisar a capacidade de absorção de marcas diferentes de absorventes conhecidas no mercado. A análise estatística foi efetuada através de um experimento fatorial com dois fatores: marca e tipo de fluxo.
Foram analisadas duas marcas e três tipos de fluxos: fluxo leve a moderado; fluxo moderado a intenso e fluxo intenso (são analisados no estudo como absorção 2, absorção3 e absorção 4, respectivamente).

3 - DEFINIÇÃO DO MODELO

Os níveis a serem estudados são marca e tipo de fluxo.

O modelo do experimento ficou definido da seguinte forma:

Em que τ é o efeito do primeiro fator (marca), β é o efeito do segundo fator (tipo de fluxo) e τβ é o efeito da interação entre os fatores (marca x tipo de fluxo).
Definimos que todos os efeitossão apenas desvios da média global μ, de modo que:
∑ τi = 0, ∑ βj = 0, ∑ (τβ)ij = 0
Para cada combinação dos níveis são realizadas quatro observações. A coleta das a (2), b (3), n(4) observações foram feitas em ordem aleatória.

4 - COLETA DE DADOS

A coleta dos dados foi realizada da seguinte forma:
Materiais utilizados:
* Três pacotes de absorventes da marca X, cadaum com um tipo de fluxo;
* Três pacotes de absorventes da marca Y, cada um com um tipo de fluxo;
* Seringa de 20 mL;
* Linha de costura e agulha;
* Água com corante.
Procedimento:
Utilizando uma unidade de absorvente e, com o auxilio da linha e agulha, foram amarradas as duas pontas em duas cadeiras de forma a manter o absorvente esticado e plano. Em seguida, preenchendo os 20 mLda seringa com água colorida, injeta o liquido na superfície do absorvente de forma suave. Executa-se este processo até o momento em que cessa a capacidade de absorção do produto e pinga água na bacia. Assim, analisamos a quantidade (em mL) absorvida por cada absorvente. Este procedimento foi feito com as quatro amostras de cada pacote.
Para garantir a aleatoriedade do experimento, numerou-se...
tracking img