Experimento de eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

EXPERIMENTO II

SÃO LUIS
2012
NÁDIA VELEZ PARENTE EE08139-83

EXPERIMENTO II

Trabalho apresentado junto à disciplina de Laboratório de Eletrônica II, na Universidade Federal do Maranhão como requisito para composição de nota.Professor: Kenaz

SÃO LUIS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CIRCUITO AMPLIFICADOR INVERSOR 5
3 CIRCUITO AMPLIFICADOR SOMADOR 7
4 CIRCUITO AMPLIFICADOR NÃO-INVERSOR 8
5 CIRCUITO SEGUIDOR DE TENSÃO (BUFFER) 9
6 PRÁTICA 10
7 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
O amplificador operacional (AOP) possui diferentes modos de operação, podendo apresentar realimentação positiva, realimentaçãonegativa ou mesmo sem realimentação. Quando está sem realimentação, também denomina operação em malha aberta, o ganho é determinado pelo próprio fabricante, dessa forma não se tem controle sobre o amplificador. Esse tipo de operação é muito útil quando se utiliza circuitos comparadores, na figura abaixo temos um AOP em malha aberta:

Figura 1- Amplificador operacional em malha aberta.
Narealimentação positiva, também denominada operação em malha fechada, pois o ganho do operacional é obtido pelo projetista. Apresenta como desvantagem uma instabilidade ao circuito. Uma aplicação pratica está em circuitos osciladores.
Neste modo de operação o AOP não trabalha como amplificador de sinais, pois sua resposta não é linear. Abaixo tem-se um exemplo de um AOP submetido a realimentaçãopositiva:

Figura 2 - Amplificador operacional com realimentação positiva em malha fechada.
Este modo de operação é o mais importante e o mais utilizado em circuitos com AOP, também é um modo de operação em malha fechada, porem com resposta linear e ganho controlado, dessa forma a saída é reaplicada à entrada inversora do AOP através de RF, conforme figura abaixo:

Figura 3 - Amplificador operacionalcom realimentação negativa em malha fechada.
Existem várias aplicações para os AOP com realimentação negativa entre elas podemos destacar:
* Amplificador Inversor;
* Amplificador Não Inversor;
* Amplificador Somador;
* Amplificador Diferencial;
* Diferenciador;
* Integrador;
* Filtros Ativos, etc.
Neste relatório serão confirmados os efeitos da realimentaçãonegativa no controle do ganho de tensão de um amplificador operacional. Serão realizados ensaios (experimentais e/ou via simulação computacional) com circuitos lineares básicos centrados em amplificadores operacionais, que usam realimentação negativa. Por serem lineares, são circuitos que preservam a forma de onda do sinal de entrada.
2 CIRCUITO AMPLIFICADOR INVERSOR
O amplificador de ganhoconstante mais amplamente utilizado é o amplificador inversor, mostrado abaixo. A saída é obtida pela multiplicação de entrada por um ganho (fator A) constante, fixado pelo resistor de entrada R1 e o resistor de realimentação Rf. Essa saída também é invertida em relação a entrada.
A

Figura 4 - Amplificador operacional inversor.
Para a análise do circuito da Figura 4, bem como para as análises doscircuitos das seções posteriores, o amplificador operacional será idealizado. Inicialmente vamos fazer um reconhecimento dos componentes utilizados no circuito. Temos o gerador de sinais Vi que está alimentando o circuito. Temos um AOP com um ganho A qualquer e demais características que a principio podemos considerar ideais. A saída VO do AOP é a própria saída do circuito. Temos ainda doisresistores R1 e RF, note que R1 está ligando eletricamente o sinal de entrada (Vi) com a entrada inversora do AOP, RF está fornecendo um caminho elétrico entre a saída (VO) e a entrada inversora do AOP. Com isso concluímos a analise do circuito, agora vamos analisá-lo.
Assim, serão feitas as seguintes considerações sobre o amplificador operacional:
a) sua resistência diferencial de entrada é...
tracking img