Experimento 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Relatório do Experimento 7

“Determinação da massa de um revestimento inorgânico”

Alunos: Luciano S. Simonato R.A.297232

Carlos Cesar de Oliveira R.A. 296856

Relatório referente ao Experimento 7 sobre o procedimento usado para determinar a massa de zinco presente numrevestimento de folhas de aço zincado, apresentado à disciplina de Química Tecnológica Geral sob a orientação do Prof.Dr. Alcindo dos Santos e do Técnico de Laboratório Krisler.

São Carlos

2007

INTRODUÇÃO

1- Galvanização a Fogo
Pesquisas demonstram que a corrosão é a principal responsável pela grande perda de ferro no mundo. Entre os processos de proteção jádesenvolvidos, um dos mais antigos e bem sucedidos é a zincagem por imersão a quente, ou , como é mais conhecida, Galvanização a fogo.
Em 1741, o químico francês Melouin descobriu que o recobrimento de zinco poderia proteger o aço da corrosão. Em 1837, o engenheiro Sorel patenteou a galvanização a fogo utilizando o termo galvanização (do nome de Luigi Galvani, 1737-1798, um dos primeiros cientistasinteressados na eletricidade) porque é a corrente galvânica que protege o aço. Ela se denomina desta maneira porque quando o aço e o zinco entram em contato em um meio úmido é criada uma diferença de potencial elétrico entre os metais.
Assim, o principal objetivo da galvanização a Fogo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo.
Como ozinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro (vide tabela).

[pic]

Mesmo que um pequena área fique exposta, o metal base não sofre os efeitos da corrosão, pois, sendo o zinco anódico ele aumentará sua taxa de corrosão protegendo catódicamente a áreadescoberta.
Abaixo, temos uma tabela que relaciona as espessuras dos materiais e a massa mínima por área do revestimento de zinco, normatizado pela ABNT.
[pic]

[pic]

2- Decapagem ácida
No processo de galvanização, a decapagem ácida(por HCl ou H2SO4) é utilizada para a remoção de óxido de ferro, dentro do processo de limpeza superficial antes da zincagem da peça.

2.OBJETIVOS

2.1- Objetivos da experiência: sintetizar e caracterizar um sal simples: o sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O).

2.2- Objetivos de ensino: realizar a síntese de um sal simples. Efetuar filtrações por gravidade e a vácuo de uma mistura sólido-líquido. Calcular reagente limitante e determinar o rendimento percentual de uma síntese. Observar reações químicas e relatar oobservado. Realizar reações químicas para demonstrar a presença dos íons que compõem o sal simples. Expressar reações químicas na forma de equações químicas balanceadas.

3. MATERIAIS UTILIZADOS NO EXPERIMENTO

- 2 copos de Becker 100 ml
- 1 frasco de Erlenmeyer
- 1 espátula
- 1 bastão de vidro
- 1 proveta de 10 ml
- 1 funil de haste curta
- 1 funil deBuckner
- 1 vidro de relógio
- 2 tubos de ensaio
- óxido de cobre
- ácido sulfúrico 6 mol/l
- hidróxido de sódio 0,1 mol/l
- cloreto de bário 0,2 mol/l

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1- Foi pesada uma amostra de 1,002 g de óxido de cobre em um copo de Becker. Foram adicionados 5 ml de água destilada em um frasco de Erlenmeyer e, logo em seguida, foram adicionados5 ml de ácido sulfúrico 6 mol/L ao mesmo frasco. Esse último procedimento foi feito lentamente para que não ocorresse uma elevação brusca da temperatura da solução.
2- Em seguida, a solução contida no frasco de Erlenmeyer foi adicionada lentamente e sob agitação constante (com um bastão de vidro) ao copo de Becker que continha o óxido de cobre.
3- A mistura resultante foi aquecida...
tracking img