experiencia urbana_brasilia

699 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de Teoria e História
Disciplina: Brasília, Experiência Urbanística – Prática e Teoria
Professor: Antônio Carlos Carpintero
RELATÓRIOS DAS VISITAS

Danilo Caldas – 03/7577
09 de maio de 2008
Visita 01 – Estrada Parque Contorno
A visita teve início na Ermida Dom Bosco, onde paramos para apreciar a bela paisagem e entender pontos fortes do projeto de Lúcio Costa, como a Esplanada dos Ministérios.
O trajeto escolhido, Estrada Parque Contorno (EPCT – DF 001), permitiu uma boa percepção da extensão do Distrito Federal, pois o trecho contorna a bacia do Lago Paranoá, sendo seu divisor de águas. Notou-se uma grande quantidade de verdes e vazios durante o percurso, o que foi de fundamental importância, junto com a topografia, para a visualização da cidade. A segunda parada foi na barragem do Lago Paranoá, que possui soleira de 997 metros, onde observamos o relevo local, o cenário e a própria barragem.

16 de maio de 2008
Visita 2 – Eixo Monumental A segunda visita teve início próximo à Academia de Tênis, onde seria um prolongamento imaginário do Eixo Monumental. A partir desse ponto, já foi observado um importante aspecto do relevo e implantação da cidade, que apesar de ser considerada uma superfície plana, fomos avisados de que estávamos aproximadamente 50 m abaixo do Palácio do Buriti, entretanto, essa diferença de nível é pouco perceptível, tomada a relação da distância entre os pontos e a escala urbana. O percurso passou pelas Praças dos Três Poderes, onde observamos o platô que o separa da Esplanada. A segunda parada foi realizada na Praça do Cruzeiro, foi importante para percebermos um grande marco simbólico da Capital Federal, onde lá, foi realizada a primeira missa de Brasília. A praça se encontra em estado total de abandono, contrastando com a Praça dos

Relacionados