Experiencia 4 cinetica quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química

Felipe Ferreira Lima
Joel Ingracia dos Santos
Marco Aurélio Tavares Amaral

EXPERIÊNCIA 4
Cinética Química

QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL C – F2
Camila Nunes Costa Corgozinho

Belo Horizonte
2012
INTRODUÇÃO

Cinética Química é o ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas eos fatores que a influenciam.
Essa parte da química, o que interessa é o processo entre si – os detalhes das mudanças que os átomos e moléculas sofrem durante as reações e as velocidades de cada etapa.
A cinética química nos oferece ferramentas para estudar as velocidades das reações químicas em nível macroscópico e em nível atômico. Em nível atômico, a cinética química permite a compreensão danatureza e dos mecanismos das reações químicas. Em macroscópico, as informações da cinética química permitem a modelagem de sistemas complexos, como os que acontecem no corpo humano e na atmosfera. O desenvolvimento de catalisadores, substâncias que aceleram as reações químicas, é um ramo da cinética crucial para a industria química, na solução de problemas muito importantes, como a fome no mundo eno desenvolvimento de novos combustíveis.
As velocidades das reações podem ser descritas por expressões simples que nos permitem predizer a composição de uma mistura de reação em qualquer ponto durante a progressão da reação. Essas expressões também sugerem as etapas pelas quais as reações acontecem.
Economicamente, o estudo da velocidade das reações é de extrema importância, em algumasindústrias, por exemplo, quanto maior a produção melhor, assim manipula-se as reações químicas, fazendo com que essas sejam feitas da melhor forma possível, trazendo benefícios. Em casa, podemos observar a velocidade das reações quando armazenamos os alimentos, alguns alimentos estragam de forma mais rápida que outros.

OBJETIVO

Determinar os efeitos da concentração e temperatura na velocidade dareação e o efeito do uso de catalisadores.

PROCEDIMENTO

Efeito da concentração na reação: 2IO3 + 5HSO3 + 2H → I2 + 5HSO4 + H2O
Em um suporte para tubos de ensaio, foram colocados 5 tubos de ensaio limpos de 18x150mm e numerados de 1 à 5. Ao tubo número 1 foi adicionado 10 ml da solução 0,01 mol/L-1 de KIO3 e aos demais tubos, foram adicionadas 8,6,4 e 2 ml da mesma solução, respectivamente emordem crescente de suas numerações. Em seguida, foi adicionado 2 ml de água destilada no tubo número 2, prosseguindo em ordem crescente de 2 ml de volume para cada tubo, até o número 5, o qual recebeu 8 ml de água, da forma que todos ficaram com 10 ml. Cada tubo foi agitado para homogeneização da solução. Em cada tubo foi adicionado 10 ml de solução NaHSO3 e cronometrado até o inicio doaparecimento de uma coloração azul, onde foi coletados os resultados e distribuídos em uma tabela.

Efeito da temperatura na reação: 2IO3 + 5HSO3 + 2H → I2 + 5HSO4 + H2O
Em um tubo de ensaio de 18x150mm, foi colocado 5ml de solução KIO3 e em outro tubo foi colocado 5ml de NaHSO3 logo em seguida, foi medida a temperatura e a solução de KIO3 foi adicionada a NaHSO3 e o tempo foi cronometrado. Oprocedimento foi efetuado em 3 temperaturas distintas e os resultados anotados.

Efeito do catalisador sobre a reação: H2O2 → H2O + ½O2
Em um suporte de tubos, foi colocado 3 tubos de ensaio e em cada um foi adicionado cerca de 1,0ml de água oxigenada a 10 volumes. No tubo 1 foi adicionado duas gotas de FeCl3, no tubo 2, duas gotas de CuCl2, no tubo 3, três gotas de Na2HPO4 e duas gotas de FeCl3, osresultados foras observados e anotados

RESULTADOS E DISCURSÃO

Efeito da concentração na reação: 2IO3 + 5HSO3 + 2H → I2 + 5HSO4 + H2O
Foi reagido soluções de diferentes concentrações onde foi observado que à medida que a concentração ficava menor, mais tempo a reação demorou a acontecer, podemos observar melhor no gráfico abaixo:
TUBO NÚMERO | KIO3 (ml) | ÁGUA DESTILADA (ml) | NaHSO3 (ml)...
tracking img