Exercio mecanica dos solos resolvidos

1093 palavras 5 páginas
1) Na engenharia e comumente define rocha aquilo que e impossível escavar manualmente, que necessita de explosivo para ser escavada.
Chama- se de solo, arrocha já composta ao ponto de granular e possível de ser escavada apenas com o auxílio de pás e picaretas.

2) São exemplos de obras que utilizam o solo com material de construção e aterros rodoviário, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra.

3) Quase todas as obras de engenharia têm, de alguma forma, de transmitir as cargas sobre elas impostas ao solo, Mesmo as embarcações, ainda durante o seu período de construção, transmitem ao solo as cargas devidas ao seu peso próprio. Além disto, em algumas obras, o solo é utilizado como o próprio material de construção, assim como o concreto e o aço são utilizados na construção de pontes e edifícios. São exemplos de obras que utilizam o solo como material de construção os aterros rodoviários, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra, estas últimas podendo ser citadas como pertencentes a uma categoria de obra de engenharia a qual é capaz de concentrar, em um só local.

4) Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos pelos quais a rocha se decompõe para formar o solo. Por questões didáticas, o processo de intemperismo é frequentemente dividido em três categorias: intemperismo físico químico e biológico. Deve se ressaltar contudo, que na natureza todos estes processos tendem a acontecer ao mesmo tempo, de modo que um tipo de intemperismo auxilia o outro no processo de transformação rocha−solo. Os processos de intemperismo físico reduzem o tamanho das partículas, aumentando sua área de superfície e facilitando o trabalho do intemperismo químico. Já os processos químicos e biológicos podem causar a completa alteração física da rocha e alterar suas propriedades químicas.

5) É o processo de decomposição da rocha sem a alteração química dos seus componentes.
Intemperismo físico: Os

Relacionados

  • Tribunal de Contas
    249117 palavras | 997 páginas