Exercio mecanica dos solos resolvidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Na engenharia e comumente define rocha aquilo que e impossível escavar manualmente, que necessita de explosivo para ser escavada.
Chama- se de solo, arrocha já composta ao ponto de granular e possível de ser escavada apenas com o auxílio de pás e picaretas.

2) São exemplos de obras que utilizam o solo com material de construção e aterros rodoviário, as bases para pavimentos deaeroportos e as barragens de terra.

3) Quase todas as obras de engenharia têm, de alguma forma, de transmitir as cargas sobre elas impostas ao solo, Mesmo as embarcações, ainda durante o seu período de construção, transmitem ao solo as cargas devidas ao seu peso próprio. Além disto, em algumas obras, o solo é utilizado como o próprio material de construção, assim como o concreto e o aço sãoutilizados na construção de pontes e edifícios. São exemplos de obras que utilizam o solo como material de construção os aterros rodoviários, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra, estas últimas podendo ser citadas como pertencentes a uma categoria de obra de engenharia a qual é capaz de concentrar, em um só local.

4) Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos ebiológicos pelos quais a rocha se decompõe para formar o solo. Por questões didáticas, o processo de intemperismo é frequentemente dividido em três categorias: intemperismo físico químico e biológico. Deve se ressaltar contudo, que na natureza todos estes processos tendem a acontecer ao mesmo tempo, de modo que um tipo de intemperismo auxilia o outro no processo de transformação rocha−solo. Osprocessos de intemperismo físico reduzem o tamanho das partículas, aumentando sua área de superfície e facilitando o trabalho do intemperismo químico. Já os processos químicos e biológicos podem causar a completa alteração física da rocha e alterar suas propriedades químicas.

5) É o processo de decomposição da rocha sem a alteração química dos seus componentes.
Intemperismo físico: Osprincipais agentes do intemperismo físico são: Variações de Temperatura; Repuxo coloidal; Ciclos gelo/degelo; Alívio de pressões
Intemperismo químico: É o processo de decomposição da rocha com a alteração química dos seus componentes. Há várias formas através das quais as rochas decompõem−se quimicamente. Pode−se dizer, contudo, que praticamente todo processo de intemperismo químico depende dapresença da água. Entre os processos de intemperismo químico destacam−se os seguintes: hidrolise; hidratação e carbonatação.
Intemperismo biológico: Neste caso a decomposição da rocha se dá graças a esforços mecânicos produzidos por vegetais através das raízes, por animais através de escavações dos roedores, da atividade de minhocas ou pela ação do próprio homem, ou de ambos, ou ainda pela liberação desubstâncias agressivas quimicamente, intensificando assim o intemperismo químico, seja pela decomposição de seus corpos ou através de secreções como é o caso dos ouriços do mar

6) Intemperismo físico; variação de temperatura, da física sabemos que todo material varia de volume em função de variação na sua temperatura, estas variações de temperaturas ocorrem entre o dia e a noite e durante oano e sua intensidade será função do clima local.
Repuxo coloidal: o repuxo coloidal e caracterizado pela retração da argila devida a sua diminuição de unidade o que em contato com a rocha gera tensões capazes de fratura-la.

Ciclo gelo/degelo; As fraturas existentes nas rochas podem ser encontradas parcialmente ou totalmente preenchida com agua. Esta agua em fusão das condições locais, podemvir a congelar, expandindo-se e exercendo esforços no sentido de abrir ainda mais as fraturas preexistente na rocha, auxiliando no processo de intemperismo.

Alivio de pressões; Alivio de pressões irá ocorrer em um maciço rochoso sempre que da retirada do material sobre ou colado do maciço, provando a sua. Expansão, o que por sua vez irá contribuir no faturamento, estrições e formação de...
tracking img