Exercicios hig e seg alimentar - forvisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

FORVISÃO

CAPÍTULO 1

1.1. Qual a relevância da implementação das boas práticas como pré-requisito para a implementação de um sistema de segurança alimentar, e do Codex Alimentarius em particular? 1.2. Quais os principais agrupamentos de boas práticas/requisitos que devem ser considerados? 1.3. Elabore uma check-list para verificação das condições físicas da instalação da suaorganização. 1.4. Quais os principais requisitos associados a locais de preparação, tratamento ou transformação de géneros alimentícios? 1.5. Para que fins pode ser utilizada água não potável numa instalação onde sejam produzidos produtos alimentares? 1.6. Como é que o Codex Alimentarius se articula com a legislação nacional e comunitária relativamente à higiene de géneros alimentícios? 1.7. Quaisas principais características que as unidades de transporte de produtos alimentares devem possuir? 1.8. Quais as boas práticas que devem ser observadas na recepção de produtos alimentares? 1.9. Quais as boas práticas que devem ser observadas na carga e descarga de alimentos ultracongelados? 1.10. Quais as boas práticas que devem ser observadas no controlo de temperaturas de alimentosultracongelados?

EXERCÍCIOS

FORVISÃO

CAPÍTULO 2

2.1. O Sistema HACCP deve ser entendido como uma ferramenta de gestão de segurança alimentar à disposição das empresas, possuindo um conjunto de benefícios associados. Enumere alguns desses benefícios. 2.2. Quais são os princípios fundamentais da implementação prática de um sistema HACCP? 2.3. Descreva de forma sequencial os 12 passos da metodologiaHACCP, e identifique os princípios do HACCP associados. 2.4. Defina o conceito de Severidade. 2.5. Na análise de perigos pode-se estabelecer uma classificação de perigos por níveis. Dê um exemplo. 2.6. Defina o conceito de Probabilidade. 2.7. O que entende por monitorização? 2.8. O que entende por Acção Correctiva no âmbito de um Sistema HACCP? 2.9. Em que situações é relevante proceder a umaactividade de verificação? 2.10. O sistema HACCP é um sistema documentado. Enumere os principais documentos e registos a considerar num sistema HACCP.

EXERCÍCIOS

FORVISÃO

CAPÍTULO 3

3.1. Formule uma política da segurança alimentar que considere adequada para a sua organização, ou para uma organização inserida numa cadeia alimentar que conheça adequadamente. 3.2. Identifique e caracterizedez indicadores aos quais possam ser associados objectivos mensuráveis que suportem a política de segurança alimentar. 3.3. Identifique potenciais situações de emergência na sua organização às quais seja relevante aplicar o requisito 5.7 da NP EN ISO 22000:2005. 3.4. Identifique os aspectos relevantes para a sua organização ao nível do ambiente de trabalho e avalie a adequabilidade das condiçõesactualmente existentes. 3.5. Identifique as medidas de controlo utilizadas na sua organização com o objectivo de prevenir ou eliminar um perigo para a segurança alimentar. 3.6. Estabeleça uma metodologia para selecção e análise das medidas de controlo adequada aos requisitos da cláusula 7.4.4 da NP EN ISO 22000. 3.7. Reformule a análise de perigos e o plano HACCP da sua organização utilizando ametodologia de selecção e análise das medidas de controlo que estabeleceu para a questão anterior. 3.8. Estabeleça a diferença entre Programa de Pré-Requisito e Programa de Pré-Requisito Operacional, apresentando um exemplo ilustrativo. 3.9. Elabore um procedimento para o tratamento de produtos potencialmente não seguros aplicável à sua organização. 3.10. Identifique, para a sua organização, asactividades associadas à verificação da implementação de Programas de Pré-Requisitos e à verificação da eficácia dos Programas de Pré-Requisitos Operacionais e do Plano HACCP. Através do planeamento das actividades de verificação confirme se assegura o requerido pela cláusula 7.8 da NP EN ISO 22000:2005.

EXERCÍCIOS

FORVISÃO

CAPÍTULO 4

4.1. Identifique quais os principais factores...
tracking img