Exercicios dissertativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.D 1 WEB 1
Relativismo cultural – princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. No relativismo cultural a ideia de bem e mal entre outras categorias de valores, dependem de cada cultura. Aquilo que a sociedade entende como "bem"torna-se o bem, o certo. A moral reflete as convenções sociais e é compartilhada pelo grupo cultural.
O determinismo biológico racial que explicava o comportamento das pessoas de um grupo social, ao mesmo tempo em que justificava a escravidão, uma vez que indivíduos eram considerados inferiores biologicamente . O antropólogo Edward Tylor (1832-1917) rompeu com essa ideia quando fugiu a regra epropôs uma definição diferente da biologista, desconsiderando a ideia de “raça”, abrindo os estudos voltados para a cultura e diversidade humana.
Hoje os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, e a antropologia e entendida como um sistema simbólico, que passou a estudar a atribuição de sentidos, o significadose os sentidos impregnados nas coisas de forma geral. Dessa maneira, as diferentes atribuições de sentidos dados as coisas e circunstancias sociais determina a diferença entre povos. Por exemplo, para alguns grupos sonhar com parentes que já morreram é uma forma de lembrar destes. Para outros é chegado o momento da própria morte e há um pânico por parte de quem sonhou. As diferentes culturasatribuem diferentes significados as coisas do mundo.
Sua resposta 1 está correta. É objetivo da antropologia o estudo do homem como um todo, sendo a ciência que estuda sistematicamente todas as manifestações do ser humano de forma unificada, buscando chegar ao entendimento da existência humana.
Sua resposta 2 está correta. Na segunda metade do século 19 a noção de evolução cultural se tornou modelo,estimulada, desta vez, pelo desenvolvimento da biologia darwinista. O paradigma darwiniano viria a exercer uma poderosa influência no pensamento antropológico: a noção de que a história e as culturas poderiam ser explicadas pelo mesmo esquema de uma mudança evolutiva.
Sua resposta 3 está correta. O relativismo cultural parte do pressuposto que cada cultura expressa de forma diferente. Dessaforma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos de sua própria cultura.
Sua resposta 4 está correta. Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
Sua resposta 5 está correta. As hierarquias sociais do"Antigo Regime", ou seja, o regime anterior à Revolução Francesa, eram fundadas nas leis de Deus, da Igreja e de sangue. Como se Deus tivesse armado uma pirâmide social com os nobres, o Imperador, o Papa, legitimando de cima seus poderes no plano temporal e espiritual. Esta é uma compreensão da Antropologia Determinista. Já nascemos determinados e não há possibilidade de transformação.

WEB 2QUESTÃO 01. Leia com atenção os enunciados abaixo e julgue-os atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
Tal como o ser humano, a sociedade também passa por um processo de desenvolvimento em seu modo de pensar. Um dos primeiros estágios do pensamento ocidental é conhecido como pensamento mitológico. A respeito desse modo de pensar, julgue as afirmações a seguir.
A (___) Diante desituações que causam admiração e perplexidade, tais como a vida e a morte, a força da natureza e próprio comportamento humano, o homem sempre buscou explicações que lhe tranquilizasse a mente. Foi nesse contexto e para atender a essas necessidades, que surgiram as narrativas mitológicas.
B (___) As narrativas mitológicas, apesar de não terem o respaldo do conhecimento científico dos dias...
tracking img