Exercicios de engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Engenharia de Software II – 13/10/2011

1. O que são atividades de arcabouço no desenvolvimento de software? E atividades guarda-chuva? Como esses diferentes tipos de atividades se relacionam?

É o alicerce ou esqueleto de um processo de software completo. Contém as atividades de arcabouço que são aplicáveis a todos os projetos de software. Engloba um conjunto deatividades guarda-chuva que são exercidas durante todo o processo.

2. Cite algumas atividades de arcabouço e guarda-chuva. Não se esqueça de caracterizá-las.

Arcabouço
1. Comunicação: levantamento de requisitos em colaboração com o cliente.
2. Planejamento: descreve as tarefas, os riscos, os recursos, os produtos e um cronograma.
3. Modelagem: criação de modelos que permitam ao desenvolvedorentender melhor o projeto e seus requisitos. Ações:
• Análise – modelos de especificação de requisitos.
• Projeto – modelos de especificação de projeto.
4. Construção: geração de código e testes.
5. Implantação: entrega do software ao cliente.

Guarda chuva

atividades guarda-chuva típicas
que ocorrem ao longo de um processo?
– Acompanhamento e controle do projeto de software.
– Gestãode risco.
– Garantia de qualidade de software.
– Revisões técnicas formais.
– Medição.
– Gestão de configuração de software.
– Gestão de reusabilidade.
– Preparação e produção do produto de trabalho.

3. O que é um processo de software? Por que ele é importante?

É um roteiro que determina quais são as tarefas necessárias e em que ordem elas devem ser executadas para construirsoftwares de alta qualidade, importante para garantir que o usuário receba produtos dentro das especificações por ele definidas e esperadas sem o descomprometimento de prazos e custos.
4. Explique por que a entrega e a implantação rápidas de novos sistemas são frequentemente mais importantes para os negócios do que a funcionalidade detalhada desses sistemas.

5. Explique como os princípios emque se baseiam os métodos ágeis conduzem ao desenvolvimento e implantação acelerados de software.

1. Explique por que a entrega e a implantação rápidas de novos sistemas são frequentemente mais importantes para os negócios do que a funcionalidade detalhada desses sistemas.

2. Quando você seria contra o uso de um método ágil para o desenvolvimento de um sistema de software?

3.Sugira quatro motivos pelos quais a taxa de produtividade dos programadores que trabalham em pares é aproximadamente a mesma que quando dois programadores trabalham individualmente.

4. Explique por que o desenvolvimento test-first ajuda o programador a compreender melhor os requisitos de sistema. Quais são as dificuldades potenciais do desenvolvimento test-first?

Atividade

1. Foisolicitado que seu grupo investigue a viabilidade de prototipação no processo de desenvolvimento de software na sua organização. Escreva um relatório para seu gerente que explique os tipos de projetos nos quais a prototipação deve ser usada e estabeleça os custos e benefícios esperados da prototipação.

2. Um gerente de software está desenvolvendo um sistema de apoio ao projeto de software queauxilia na conversão dos requisitos de software em uma especificação formal. Comente as vantagens e desvantagens das seguintes estratégias de desenvolvimento:

a. Desenvolver um protótipo throw-away, avaliá-lo e então revisar os requisitos de sistema. Desenvolver o sistema final usando C.

b. Desenvolver o sistema a partir de requisitos existentes usando Java e então modifica-lo paraadapta-lo a quaisquer requisitos alterados pelo usuário.

1. Explique por que um sistema de software usado em um ambiente real deve mudar ou tornar-se progressivamente menos útil.

2. Explique as bases das Leis de Lehman. Sob quais circunstâncias as leis não podem se aplicar?

3. Descreva brevemente os três tipos de manutenção de software e explique por que algumas vezes é difícil...
tracking img