exercicios BDados 2014 2

281 palavras 2 páginas
CURSO : GTI e CST em Redes
DISCIPLINA : Banco de Dados
TURMA : 4 TIN 4TRN-1 DATA :12/08/2014

Exercício
Nota Intervalar 2
Prova Substitutiva Prof. Giovanna Strassburger
Exercícios

1- O que é uma entidade? Com representa-se graficamente e qual a sintaxe correta seguindo a regra, para escolha de seus nomes?
2- O que vc entende por atributo? Quais os tipos vistos em aula.

3- Leia o texto abaixo e a partir daí defina uma lista de atributos. Após identifique possíveis entidades.Em seguida desenhe o diagrama E-R para a seguinte situação:

"A Locadora Vídeo Master trabalha com aluguel de fitas de vídeo. Sabe-se que para cada filme deve existir o título, o ano de lançamento e a duração em minutos. Um filme pode contar com várias cópias na prateleira, onde para cada cópia, ou fita, tem-se o seu número, formato e validade da fita (data). Em uma fita deve ser alocado apenas um filme. É de interesse da locadora cadastrar os principais atores, guardando o seu nome, data de nascimento e apelido. Sabe-se que em um filme podem estrelar vários atores, e um ator pode estrelar em vários filmes. Sobre os clientes da locadora, tem-se obrigatoriamente o código, nome e endereço, e eventualmente o telefone e data de nascimento. Um cliente pode alugar várias fitas, e uma fita pode ser alugada para vários clientes, desde que em datas de empréstimo distintas. Uma outra informação interessante com relação a um filme é o seu diretor. Sabe-se que cada filme tem um diretor, mas que um diretor pode dirigir vários filmes. Sobre o diretor guarda-se o nome, data de nascimento e eventualmente o seu endereço."

Relacionados

  • stj revista eletronica 2014 235
    251275 palavras | 1006 páginas