Exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS

UNIDADE I

Exercício I
1. Por que se fala que as características humanas dependem do convívio social e do trabalho sobre a natureza?

R – É na interação com outras pessoas que as necessidades do ser humano tendem a ser satisfeitas. Estas necessidades implicam sua própria sobrevivência física – alimentação, abrigo, proteção ao frio etc. – e sua sobrevivência psicológica –carícias, incentivos proteção, segurança e conhecimento.

2. Segundo o texto, qual e o papel da psicologia?

R – É investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação do individuo com o mundo (cognitivos, emocionais, afetivos etc.) analisando os seus mecanismos básicos.

3. Como a psicologia se relaciona com outras ciências?

R – Para realizar sua proposta, apsicologia interage com outras ciências como medicina, biologia, filosofia, genética, antropologia, sociologia, além da pedagogia, estes ramos estão tão ligados que as vezes pe difícil saber quem está atuando. Tanto o medico como o psicólogo tem interesse em entender o efeito das drogas, doenças ou carências alimentares do nascimento ao desenvolvimento. Na biologia a psicologia recolhe subsídios paracompreender aspectos particulares das diversas formas de vida. Em especial, para conhecer as modalidades de adaptaçãoque lhes permitem a sobrevivência. Na fisiologia o estudo das alterações físicas e psicologiasque marcam a entrada na adolecencia e velhice são relevantes para a psicologia. Dependendo do grupo étnico, religioso e econômico os sentimentos a maneira de perceber o real pode mudar porisso a psicologia se vale da antropologia e da sociologia.

4. Quais as áreas da psicologia que o texto salienta como sendo as mais importantes para o trabalho do professor?

R – Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Exercício II
1. O que é o processo de desenvolvimento humano?

R – É através do qual o individuo constrói ativamente, nas relações que estabelece com oambiente físico e social, suas características.

2. O que distingue a espécie humana de outras espécies animais, segundo expõe o texto acima?

R – Porque suas características não são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas.

3. Como são transmitidas ao individuo as conquistas que marcaram o desenvolvimento da espécie humana, ou seja, como se formam as habilidades humanas?

R– Se dá ao longo da interação do individuo com o mundo social.

4. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?

R – Como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies.

Exercício III
1. O que é aprendizagem humana? Como ela ocorre?

R – É o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana,daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitara interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes.

2. O que estuda a psicologia da aprendizagem?

R – Estuda o complexo processo pelo as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriadas pela criança.

3. Doisconceitos foram destacados no texto: interiorização e apropriação. O que eles significam?

R – A apropriação pressupõe, portanto, gradativa interiorização. Através desse processo, é possível aprender o significado da própria atividade humana, que sintetiza em objetos e conceitos.

Exercício IV

1. Por que foi dito que é um erro pensar que a aprendizagem tem inicio apenas na idade escolar?

R –Porque na verdade muitos anos antes de entrar na escola, a acriança desenvolvendo hipóteses e contraindo um conhecimento sobre o mundo, o mesmo mundo que as matérias ditas escolares procuram interpretar.

2. Qual a diferença entre a aprendizagem que se dá nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?

R – Antes de se entrar na sala de aula os conhecimentos são assimilados de modo...
tracking img