Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Poluição Química.

A poluição química é causada pelo excesso de lixo ou dejetos orgânicos lançados sem tratamento na natureza, originados, em sua maioria, das grandes cidades onde a concentração humana e seus problemas sanitários não são resolvidos de forma correta. Este material poluente vem sendo dirigido para as águas correntes de rios, lagos ou baías onde os resíduos domésticos eindustriais, quase sempre tóxicos, se espalham, aleatoriamente, em áreas que deveriam ser resguardadas e onde a proliferação dessa sujeira não pode ser controlada, ocasionando uma contaminação perigosa que pode atingir, indireta ou diretamente, boa parte da população que gerou o lixo através de seu retorno às praias, água a ser ingerida, etc.
Os fertilizantes químicos, inorgânicos, arrastados pelas águasde chuva para córregos e rios, provenientes de lavouras, concorrem para contaminar essas águas correntes que, em determinadas épocas do ano, acabam por se transformar em um veículo dinâmico, distribuidor de partículas tóxicas e propagador de doenças de várias espécies.
Quando uma substância qualquer entra em contato com organismos vivos e deste encontro resulta uma modificação no metabolismodesses seres e ainda que, dependendo do tempo de exposição ou dose absorvida o efeito possa chegar a causar se não a morte, mas doenças futuras ou temporárias, são substancias consideradas tanto nocivas como venenosas. Estes, em função de seus compostos, não atuam obedecendo uma sequência uniforme ou por igual para todas as espécies vivas, eles fazem mais mal a determinados seres e menos a outros,entretanto, concluído o processo de expansão em cadeias multiplicativas, todos pagam de alguma forma.
O conhecido DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano) foi primeiro pesticida moderno, usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo) e outras substâncias químicas da mesma família, mesmo em doses minúsculas, têm suas partículas assimiladas peloplâncton, fixado pelo fitoplâncton e ingerido pelo zooplâncton, onde acabam por se acumular nos tecidos gordurosos de animálculo, sendo ingerido, em seguida, por organismos das lavras de peixes, ou outros seres, onde vão se agrupando em doses crescentes e cada vez mais tóxicas.
Tanto o DDT como outros compostos clorados são extremamente resistentes a ação bacteriana, por esse motivo se mantémindestrutíveis, inalterados, circulando perigosamente pela biosfera. Sua concentração age diretamente no mar reduzindo a fotossíntese de muitas algas planctônicas, oceânicas e costeiras.
A poluição química das águas nos afetará não pela diminuição da produção de pescado, mas pela morte ou redução do plâncton oceânico e dos lagos. O plâncton é o maior responsável pela renovação da taxa de oxigênio e gáscarbônico na atmosfera. Sua influência chega a ser 80 (oitenta) vezes maior que o das florestas em toda cobertura vegetal terrestre. Suprimindo-se toda a vegetação da superfície e permanecendo somente o plâncton – naturalmente com a eliminação da queima de combustíveis fósseis - a taxa de CO2 e O2 será mantida na atmosfera. Ao contrário, se reflorestamos todos os continentes e acabamos com oplâncton oceânico, não haverá mais possibilidade de vida na superfície da terra.
Comprovado cientificamente, o fitoplâncton marinho é responsável pela maior parte do total de oxigênio produzido na biosfera, se aquele for eliminado, o processo de demolição dos ecossistemas da Terra será acelerado, pois a diminuição do oxigênio será brusca e profunda.
O lixo e o óleo lançado de navios na lavagem deporões, naufrágios ou originários de indústrias de processamento, refinarias, etc., contribuem, notavelmente, para poluir os oceanos.
Das águas atingidas por qualquer lançamento de inseticidas, herbicidas e outros venenos, carreados pelos rios que correm em terrenos de lavoura, são as costeiras as que mais contribuem para alimentar os cardumes de peixes e camarões consumidos na alimentação do...
tracking img