Exemplos de mecanismos de defesa:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exemplos de Mecanismos de Defesa:

Apatia:
No decorrer de um relacionamento frustrante a mulher ou o homem se sentem anestesiados diante dos problemas sentimentais assim não dando importânciaaos ciúmes, traições, e por fim tornando-se uma pessoa apática.

Regressão:
Um homem ou uma mulher a partir de uma idade avançada tentam se tornar mais jovens e desejáveis, arrumando-se mais,para sentirem-se melhores.

Fantasia:
As crianças em sua infância tentam igualar-se a seus pais, uma criança feminina fazendo de seus brinquedos ferramentas domestica, e suas bonecas suas filhas.Fixação: Ao sofrer um amor obsessivo a pessoa torna-se dependente assim usa maneiras diferentes para ter a atenção de seu parceiro, diz estar doente, toma remédios, sente-se doente, mas com otempo esses gestos tornam-se repetitivos e sem êxito.

Deslocamento: Antônio recebeu uma bronca do chefe e, assim que chegou em sua casa, chutou o cachorro como se ele fosse o responsável pelafrustração.

Racionalização: Ao vestir uma roupa que não lhe servia, Silvia olha para roupa e diz para que gastar dinheiro com essa peça, nem é tão bonita assim.

Projeção: Um estudante não se dabem em uma prova de aritmética e inconscientemente fala que seu professor não lhe ensinou direito por isso tirou nota baixa.

Compensação: Sandra compra tudo que quiser mesmo não precisando porestar angustiada.

Identificação: Um funcionário de uma determinada organização, tem como admiração seu chefe, pelo fato de o mesmo ser diferente, atencioso, engraçado, assim ele tenta fazer o mesmoque seu chefe, contando piadas, sendo atencioso com os demais colegas e assim se sente bem.

Repressão: O homem sempre está em busca de estímulos, ele prefere ficar doente e cansado a ficar semnenhum tipo de estímulo. A falta de estímulos pode trazer desânimo e até depressão ao ser humano, a tensão estimula-o a atuar mais efetivamente. A repressão afasta da consciência um evento, idéia ou...
tracking img