exclusivo comercial metropolotano

487 palavras 2 páginas
Exclusivo comércio metropolitano que também é muito conhecido como o "Pacto Colonial" e a exclusividade comercial da colônia com sua metrópole.Ex.: O Brasil só podia fazer comércio com Portugal e Portugal com quem quisesse.
Os Estados Unidos só podiam fazer comércio com a Inglaterra e a Inglaterra com quem quisesse.

Derrama foi um imposto aurífero (em forma de ouro) de cada fazendeiro brasileiro para a Coroa Portuguesa por ano no valor de 1.500 quilogramas de ouro por ano. Isto mesmo! 1,5 toneladas! Coisa pra caramba...
Esse imposto foi inventado, pois naquela época houve um terremoto em Portugal que destruiu a cidade de Lisboa, então o ministro da Economia Real Portuguesa criou este imposto.
Existiam outros impostos como o quinto que cobrava 20% ou um quinto de todo o ouro encontrado por cada fazendeiro que continha uma mina em suas terras.
E a capitação que exigia 17 gramas de ouro para cada escravo que o fazendeiro tinha.Era uma exploração do caramba!

O Bloqueio Continental foi a instituição de Napoleão Bonaparte de que nenhum país da europa poderia fazer comércio com a rivalíssima Inglaterra.
Portugal nunca aderiu o Bloqueio e Napoleão foi invadir Portugal, mas um dia antes da invasão a Família Real Portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil, onde ficou e se desenrolou aquela história toda.
A Rússia quebrou o Bloqueio e Napoleão foi invadir a Rússia, mas a Rússia como tinha pouco exércitos, usou uma estratégia de guerrilha.
A Rússia queimou algumas cidades do limite com os outros países da Europa e quando Napoleão chegou lá, a vaca literalmente foi pro brejo, pois o exército de Napoleão precisava de lugares para ficar e não existia nada, e pior: eles estavam no rigoroso inverno russo.
Obrigação: Napoleão não invadiu Moscou e recuou com seu exército para a França.
Para você ter uma idéia, quase 1/4 dos exércitos de Napoleão morreram de fome e frio.
Foi nesta época que depois de voltar para a França e ser mal recebido pela população, ele é exilado

Relacionados