Exatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Comunicação Serial

Manual do Usuário

Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Edição 1

Número de Série i3-0001
Modelo i2012

Sumário
Capítulo 1 3
1.1 Introdução 3
1.2 Operações básicas 3
1.2.1 Instalando o software 3
Capítulo 2 4
2.1 Apresentação do software 4
2.2 DETALHAMENTO E OPERAÇÃO DO SISTEMA 4
2.3 Obtendo ajuda online 7
Capítulo 3 8
3.1 Detalhestécnicos do software 8
3.2 Plataforma de desenvolvimento 8
3.3 Especificações de complementos 8
Capítulo 4 12
4.1 Detalhes técnicos da RS 232 12
4.2 Características Físicas 12
4.3 Características Elétricas 13

Capítulo 1
1.1 Introdução

Este sistema foi desenvolvido durante o curso de Interfaces Eletrônicas, ministrado pelo professor Dr. José Américo Moura, e com o objetivo deestabelecer a comunicação entre dois computadores pessoais.
O sistema consta de um software, sendo capaz de receber e enviar dados de forma bidirecional entre dois terminais.

1.2 Operações básicas
1.2.1 Instalando o software
O sistema possui um arquivo executável em Windows, e algumas DLLs que devem ser copiados na unidade C do computador, em uma mesma pasta, para que possa funcionarcorretamente.
A pasta 3MConexaoSerial contem todos esses arquivos, bastando apenas copia-la para a unidade C. Feito isso, basta um duplo click sobre o executável 3MConexaoSerial, que se encontra no caminho C:\3MConexaoSerial\bin\Debug, e então o programa já poderá ser utilizado.
Para uma operação mais prática, sugerimos que seja criado um atalho do 3MConexaoSerial na área de trabalho.Capítulo 2
2.1 Apresentação do software
O software desenvolvido possui uma interface amigável, bastante simples, e cujas funções estão disponibilizadas de modo que o usuário possa conecta-se a outro computador através da porta RS 232 de forma prática e rápida, conforme pode ser visto pela Figura 1 abaixo.

Figura 1 Tela principal do programa

2.2 DETALHAMENTO E OPERAÇÃO DO SISTEMAConforme visto na figura abaixo, a tela principal do sistema possui duas caixas de texto uma para enviar dados e outra para receber dados. Possui quatro opções de configuração da porta para o envio de dados: BaudRate, StopBits, Paryti e DataBits. O BaudRate faz referencia à velocidade de transmissão, que deve ser ajustada de acordo com as características de Hardware, e cujos valores possíveis sãomostrados pela Figura 2.

Figura 2 Configuração do BaudRate

O StopBits, por sua vez, determina o final da transmissão de uma palavra digital, e pode ser configurado conforme ilustra a Figura 3

Figura 3 Tela de configuração do StopBits
Para configurações da paridade, que é uma maneira de verificação de erros, atua-se no controle Paryti da tela ilustrada pela Figura 4, que possui cincosettings.

Figura 4 Configurando a paridade (Paryti)

Com o propósito de determinar o tamanho da palavra enviada, atua-se sobre o DataBits (cf. Figura 5).

Figura 5 Configurando o DataBits
Com todas as opções de configurações determinadas o envio pela porta serial faz-se com click simples sobre o botão Send.
A função do Clear Receiver é limpar o terminal Receiver, quando o mesmo estivercom grande quantidade de texto . Por outro lado, Close fecha a conexão da porta serial.
2.3 Obtendo ajuda online
Para obter ajuda online, o usuário pode navegar pelo menu “help”, e então será direcionado à homepage da i3 engenharia de sistemas eletrônicos.

Capítulo 3
3.1 Detalhes técnicos do software
O software desenvolvido estabelecerá comunicação com meio externo através da portaserial RS 232. Nesse sentido, o acesso à porta serial é feito através do uso de uma API implementada pelo Dotnet.

3.2 Plataforma de desenvolvimento
C# é uma linguagem orientada a objeto, de tipo seguro, simples, mas poderosa, que permite aos programadores criar uma variedade de aplicativos. Combinado com o .NET Framework, o Visual C# 2010 possibilita a criação de aplicativos para o...
tracking img