EXAMES RADIOGRÁFICOS DE TÓRAX: ABORDAGEM, INCIDÊNCIAS

6100 palavras 25 páginas
EXAMES RADIOGRÁFICOS DE TÓRAX: ABORDAGEM, INCIDÊNCIAS E
POSICIONAMENTOS DO USUÁRIO

1 Considerações Iniciais

Os exames mais realizados em radiologia convencional são as radiografias de tórax.
As incidências lateral e PA de tórax são utilizadas para o diagnóstico e avaliação de lesões traumáticas como a ruptura da pleura seguida de derrame pleural, dor e dispneia, enfisemas, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tromboses e aumento da área cardíaca, entre outros.
Para um posicionamento correto, o profissional técnico em radiologia deve centralizar e alinhar o usuário conforme a recomendação fornecida em cada uma das incidências e posicionar o centro geométrico do feixe colimado (ou feixe central) coincidindo com o centro do receptor de imagens (RI).

2 Abordagem ao Usuário

Após receber a requisição do exame, o técnico em radiologia deverá organizar a sala e todos os objetos que serão utilizados. Em seguida ele deverá chamar o usuário pelo nome completo e certificar-se de que é realmente a pessoa que irá realizar o procedimento, pois ainda são relativamente comuns as situações de homônimos e trocas de exames.
Todos os usuários devem ser tratados de forma cordial e serem informados sobre os procedimentos que serão realizados.
A anamnese faz parte do processo inicial. Ela consiste em um conjunto de perguntas pré-definidas, que permitirão ao técnico e ao médico radiologista saber o motivo do exame, se o paciente já sofreu alguma cirurgia na região de interesse, queda recente ou algum trauma, entre outras questões relevantes para o exame e que irão

gerar informações importantes para os profissionais envolvidos na execução e laudo do exame.
A próxima etapa é orientar o usuário a retirar quaisquer objetos radiopacos que possam formar artefatos na imagem, como, por exemplo, adornos usados na região torácica, como correntes, piercings, prender os cabelos longos para longe do tórax, retirar roupas espessas e/ou com botões ou sutiã e

Relacionados