Exame nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ExamE NacioNal do ENsiNo sEcuNdário
Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março

Prova Escrita de Biologia e Geologia
10.º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 702/Época Especial
Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.
13 Páginas

2011

Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar deforma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado. Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser identificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentadaem primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha múltipla, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica a única opção escolhida. Para responder aos itens de associação/correspondência, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o número que identifica o único elemento da coluna B que lhecorresponde. Para responder aos itens de ordenação, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a sequência de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702 • Página 1/ 13

GRUPO I
O Arquipélago de Cabo Verde O arquipélago de Cabo Verde, cuja localização está assinalada na Figura 1, fica situado numa regiãoelevada do actual fundo oceânico. Esta elevação relaciona-se com um mecanismo do tipo hot spot oceânico, que levou à acumulação de material eruptivo nos fundos oceânicos, entre a costa africana e o rifte do Atlântico. O arquipélago teria sido formado na sequência de várias erupções vulcânicas, inicialmente do tipo central e, mais tarde, complementadas por vulcanismo fissural. As ilhas situam-senuma zona relativamente estável, dos pontos de vista vulcânico e sísmico, embora para algumas delas existam registos significativos de actividade. Nas ilhas Brava e de Santo Antão não ocorreram erupções desde o povoamento, mas a actividade sísmica é considerável. A análise da distribuição da sismicidade instrumental em Cabo Verde, no período de 1977 a 1989, representada na Figura 2, sugere que aactividade tectónica recente está bem marcada, essencialmente, a ocidente, onde se reconhecem vários alinhamentos de epicentros. É na ilha do Fogo que se encontram as formas vulcânicas mais recentes e mais bem conservadas, devido ao seu vulcanismo recente. Entre 1785 e 1995, a actividade vulcânica tornou-se mais intermitente, registando-se curtos períodos efusivos. A erupção de 1995 apresentou duasfases: a primeira, que ocorreu de 2 a 22 de Abril e que originou um cone de piroclastos, e a segunda, que ocorreu de 22 de Abril a 26 de Maio e que deu lugar a um campo de lavas aa e pahoehoe.

Figura 1

Figura 2

Texto e Figura 2 baseados em http://www.dct.uminho.pt (consultado em Janeiro de 2011) Figura 1 baseada em J. Debelmas e G. Mascle, As Grandes Estruturas Geológicas, 2000

Prova 702• Página 2/ 13

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 4, seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

1. O vulcanismo em Cabo Verde é do tipo (A) intraplaca, em zonas de baixo gradiente geotérmico. (B) intraplaca, em zonas de elevado gradiente geotérmico. (C) interplaca, emzonas de baixo gradiente geotérmico. (D) interplaca, em zonas de elevado gradiente geotérmico.

2. As ilhas de Cabo Verde têm origem num vulcanismo (A) residual, associado a uma coluna ascendente de magma mantélico. (B) residual, associado a fracturas da crosta, em zonas de rifte. (C) primário, associado a uma coluna ascendente de magma mantélico. (D) primário, associado a fracturas da crosta,...
tracking img