EVOLU O DA BIOTECNOLOGIA MODERNA NA AGRICULTURA COM ENFOQUE NA PRODU O DE ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

413 palavras 2 páginas
EVOLUÇÃO DA BIOTECNOLOGIA MODERNA NA AGRICULTURA COM
ENFOQUE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

INTRODUÇÃO: Desde o seu surgimento até os dias atuais, a biotecnologia vem proporcionando melhorias significativas a diversos setores. A partir da década de 1970, com o advento de técnicas de uso do DNA recombinante e sequenciamento do DNA, houve diversos avanços na biotecnologia agrícola, principalmente com o objetivo de gerar uma agricultura sustentável (CARRER, 2010), que garante produção suficiente de alimentos saudáveis à população e ao mesmo tempo preserva o meio ambiente.
OBJETIVOS: Este trabalho teve como objetivo a revisão dos avanços da biotecnologia moderna na agricultura com enfoque na produção de alimentos geneticamente modificados.
METODOLOGIA: A revisão bibliográfica foi realizada em artigos coletados das bases de dados SCIELO, Agrobase, BDPA e Agris. Também foram utilizados dados do ISAAA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O uso da biotecnologia na agricultura remonta a seis mil anos, quando já eram utilizados micro-organismos para a fermentação de pães e cerveja
(SILVA GOMES, 2013), mas foi a partir da década de 1970, quando houve a explosão da engenharia genética, que a biotecnologia moderna surgiu para elevar a produção de alimentos e cada vez mais contribuir para o melhoramento dos mesmos. Os principais eventos biotecnológicos relacionados à produção de alimentos foram: a aprovação do primeiro alimento geneticamente modificado (GM) em 1994, o tomate Flavrsavr, a plantação de quarenta milhões de hectares de culturas GM no mundo em 1998, predominantemente soja, algodão, canola e milho, a criação de uma variedade de arroz GM com o gene precursor da vitamina A em 2000, realização do sequenciamento completo do genoma do arroz em 2002, estabelecimento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para assessorar o governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de
Biossegurança relativa a Organismos GM em 2003

Relacionados

  • Conexões saudáveis
    22795 palavras | 92 páginas
  • Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ
    191056 palavras | 765 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas