Eventos culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS EVENTOS CULTURAIS E A HOTELARIA

Os eventos em suas determinadas tipologias e motivações são grandes propiciadores do crescimento econômico da localidade onde estão sendo realizados. Dentre várias explicações podemos citar as seguintes principalmente: O turista de eventos possui maior gasto médio que o turista de lazer, normalmente retorna mais vezes e com maior tempo de permanência nodestino. Isso como já foi dito acima se aplica também e com muita verdade aos eventos culturais.

Os eventos de objetivos culturais são sem dúvidas um dos mais crescentes em termos de busca pelo publico, relativa facilidade de produção, interesse e mobilização, geração de renda e empregabilidade. Isso porque em sua grande maioria trata-se de eventos que atigem todos os públicos possíveis de umalocalidade. Assim, os eventos culturais do setor de turismo e hoteleiro colaboram e apontam alternativas para a atividade turística. A intensidade em que ocorrem no país ou cidade colabora para a formação da mão-de-obra operacional gerencial, agregando valores humanos, técnicos e científicos ao turismo e com certeza também a hotelaria, proporcionando oportunidades de redimensionar atitudes e valoresda atividade.

Além de a localidade ganhar com investimentos nos setores de infra-estrutura de apoio e urbanismo, a hotelaria local também acaba sendo valorizada e incrementada tendo que se adaptar ao publico de turismo de eventos que em geral tem um poder aquisitivo maior e maior grau de exigibilidade. Com isso vem a preocupação da criação de funções diferenciadas dos profissionais de eventosnos hotéis, o próprio setor de hospedagem também acaba acompanhando as novas exigências e o setor de alimentos e bebidas por tabela. Afora todas essas mudanças no crescimento e profissionalização do staff, a própria estrutura muitas vezes ganha ampliação e adaptação para a criação de salões e espaços apropriados para produção dos mais diversos eventos, isso tudo acontece com o apoio, vontade eincentivo de determinada localidade em se tornar um destino turístico e também de eventos facilitada sem dúvidas pelo setor público. Em verdade os destinos de eventos ganham mais do que perdem se souberem realizar um planejamento sustentável na implantação dos eventos, visto que esse tipo de turismo é considerado também como de baixa estação visto que é responsável por manter em movimento asatividades no setor turístico e hoteleiro durante os meses em que o turismo de lazer é mais fraco, gerando grandes valores, uma vez que os turistas de eventos geralmente dispõem de mais recursos financeiros nas viagens.

EXEMPLOS DE EVENTOS CULTURAIS NAS LOCALIDADES

• Carnaval do Recife - PE
Conhecido internacionalmente por sua combinação de alegria, espontaneidade, história, irreverência elirismo, o Carnaval do Recife a cada ano conquista mais foliões do mundo inteiro, interessados participar de um evento grandioso, colorido e animado.

No carnaval de Recife e Olinda, não existem desfiles de escolas de samba, como no Rio; aqui, as escolas são substituídas por troças, que são grupos formados por amigos e familiares, que saem às ruas dos bairros em que vivem.
No carnavalde Recife e Olinda, não existem trios elétricos e circuitos, como em Salvador. Os ritmos são tocados pelos próprios foliões, e os trajetos são definidos na hora.
No carnaval de Recife e Olinda, ninguém paga nada. Não há ingressos, não há abadás. Todos participam; é só trazer a animação.

Os ritmos contagiantes e as fantasias criativas brilham nas cidades cheias de gente, luzes esons. É um Carnaval de alto astral!
Em Recife, capital multicultural do Brasil, tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco-de-roda, samba, afoxé, rock, reggae, manguebeat. Todos os anos, o autêntico Carnaval de rua recifense arrebata milhões de foliões, turistas do Brasil e do exterior.

Os Pólos do Carnaval do Recife: desde 2003, a Prefeitura tem organizado diversos pólos de carnaval...
tracking img