Eventos corporativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Flávia Catrine Marques

Eventos Corporativos

Sorocaba
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. CONCEITOS 2

2. EVENTOS CORPORATIVOS 3

CONCLUSÃO 7

BIBLIOGRAFIA 8

INTRODUÇÃO

Eventos envolvem anfitrião e convidado em momentos especiais, proporcionando experiências únicas, impossíveis de serem reproduzidas em qualquer outro ambiente ou situação. Nasorganizações esse vínculo se destina para alcançar ou manter uma relação satisfatória e uma atitude lucrativa do participante em relação à empresa, criando vantagens e melhorando o retorno sobre o investimento.
Este trabalho traz um estudo sobre os eventos corporativos, suas vantagens e a preocupação com o nível/perfil do profissional que organizará esse evento.
É um mercado que vem crescendomuito e com certeza abrirá portas para profissionais capacitados.

1. CONCEITOS

Os conceitos para Eventos são muitos, desde as mais simples as mais complexas citações:
“Seleção de público alvo e agrupamento em determinado local, ambiente e horário, onde todos os interessados estarão sintonizados no mesmo interesse”. (NAKANE, 2000, p.05)
“Todo acontecimento fora da rotina, que tem local,data, hora e objetivo definido”. (BOLSSONI, 1999, p.10)
“A origem da palavra eventos vem do termo eventual, o mesmo que casual, um acontecimento, que foge à rotina e sempre é programado para reunir um grupo de pessoas”. (CAMPOS, WYSE & ARAÚJO, 2002, p.13).
Sendo assim, eventos é qualquer tipo de acontecimento onde as pessoas se reúnem visando troca de ideias.
Para Britto e Fontes (2002,p.14), muito mais que um acontecimento de sucesso, uma festa, uma linguagem de comunicação, uma atividade de relações públicas ou mesmo uma estratégia de marketing o vento é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público alvo.
Os eventos existem desde os primórdios da humanidade, porém inicialmente eram rituais e encontros com a finalidadeapenas social ou religiosa. Hoje os eventos podem ser compreendidos como àqueles especificamente sociais (acontecimentos sociais) e eventos especiais.
O termo Eventos Especiais foi criado para descrever rituais, apresentações, reuniões ou celebrações específicas que tenham sido deliberadamente planejadas e criados para marcar ocasiões especiais e atingir objetivos de cunho social, cultural oucorporativo.

2. EVENTOS CORPORATIVOS

Como ser social, o homem busca diversas formas de interação as pessoas, entre os instrumentos de maior utilização e para atingir sua sociabilidade está o Universo de Eventos. Nos últimos 10 anos, tanto as empresas como os organizadores de eventos se multiplicaram, com isso as empresas e a comunidade em geral investem cada vez mais na realização epromoção de eventos.
Pode-se destacar, sobre os eventos corporativos, que sua história teve um desenvolvimento acelerado quando relacionados ao setor de negócios. De acordo com Giacaglia:
“No Brasil, a primeira feira de negócios propriamente dita, a Fenit – Feira Nacional da Indústria Têxtil -, foi realizada em 1958[...]”. Na época este evento não fazia a venda de produtos, apenas sua promoção. Oprimeiro centro de eventos do País inaugurado foi o Complexo Anhembi, no ano de 1970, com a Feira do Salão do Automóvel. Nestas últimas décadas a evolução da área foi muito grande. Além da criação de espaços externos para eventos, as empresas tem destinado espaços internos para a realização dos mesmos, bem como promovido ações que não necessitam de espaços específicos.(2006, p. 15)

Eventoscorporativos estão ganhando a atenção de pesquisadores e profissionais pelos benefícios de interação humana que só os eventos presenciais permitem, tais como: confiança, construção de relacionamentos, formação e intercâmbio de ideias.
De acordo com o Convention Industry Council (CIC, 2011, p.68), em seu Estudo de Significância Econômica realizado pela Price water house Coopers em 2009, contribuições...
tracking img