Eutanasia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A morte e o morrer são assuntos comumente não discutidos no dia-a-dia e nem mesmo são uma constante nos grandes debates, ela é um momento previsível para todo ser vivo. Entretanto, o ser humanoutiliza sua capacidade intelectual no manejo de procedimentos e condutas acelerando ou retardando a ocorrência do óbito. Assim, a morte, antes vista como uma "inimiga" pode passar a ser cotejada como apossibilidade de levar "conforto" àquele que sofre.
A palavra "eutanásia" deriva do grego "eu", que significa "bom", e "thanatos" que significa "morte", ou seja morte sem sofrimento. É uma práticaque gera muita discussão e tem como objetivo o alívio da dor e/ou sofrimento de um ser que se encontra em um estado muito crítico e sem perspectiva de melhora.
Esta ação é praticada por um médico como consentimento do doente ou da família. No caso da eutanásia anima a prática é realizada por um médico veterinário com consentimento do dono do animal.
Eutanásia: procedimentos realizados
Existempelo menos quatro tipos de eutanásia, divididos em duas categorias: a voluntária e a involuntária, e a passiva e a ativa. Na eutanásia ativa, também chamada de positiva ou direta, o paciente recebe umainjeção ou uma dose letal de medicamentos. Conhecida ainda como negativa ou indireta, na eutanásia passiva o que conta é a omissão: o paciente deixa de receber algo de que precisa para sobreviver. Adiferença entre eutanásia voluntária e involuntária está na participação do paciente. Numa, ele coopera, tomando parte da decisão. Na outra, a ação é praticada sem o seu aval ou mesmo sem o seuconhecimento. Uma outra classificação, que cruza fins e voluntariedade, divide a eutanásia em libertadora (aquela que abrevia a dor de um doente incurável), piedosa (aplicada a pacientes terminais e emestado inconsciente) e eugênica (do tipo que os nazistas praticavam para eliminar indivíduos apsíquicos e associais).


A eutanásia e a visão médica
A classe médica é atingida em cheio pela questão...
tracking img