Biografia de mary richnd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Serviço Social na América Latina
O Serviço Social profissional na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile, quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem aoServiço Social Latino-Americano, não só de uma forte e decisiva influência externa, mas como mero reflexo sucessivamente do Serviço Social Belga, Francês e Alemão, e depois, Norte-Americano. Na AméricaLatina, o Serviço Social surge como subprofissão, subordinada à profissão médica, porque os médicos – especificamente Alejandro Del Rio – procuravam levar sua eficiência e rendimento, integrando-a àsérie de subprofissões já existentes. Logo o mesmo ocorrerá com os advogados, e em seguida não só os profissionais, mas as próprias instituições de beneficência etc.
"Nesta época, os médicos já sabiammuito bem que poderiam rentabilizar sua tarefa na medida em que se cercassem de uma série de subtécnicos que, sob sua absoluta dependência e direção dando-lhe escrita conta dos seus afazeres,complementariam a função propriamente médica... médicos com esta mentalidade ... poderiam perceber... que contariam com outro componente nesta equipe de subprofissionais..." que é o Serviço Social.
O ServiçoSocial distingue-se de três fases sucessivas: A Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social. A etapa da Assistência Social caracteriza-se pilo projeto de fazer o bem com o auxílio datécnica; o Serviço Social, em troca seria aquela forma de ação social que enfatiza antes de mais nada, a prevenção dos desajustes; e a etapa Beneficente – Assistencial (Assistência Social) não é mais queo exercício técnico da caridade, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de "preocupações técnico-científicas."
O Serviço Social começa a fazer-se científico quando se arroga oquestionamento das relações causais das necessidades com que se defronta, quando se preocupa em conhecer as questões essenciais dos problemas ou fenômenos que aparecem como seu objeto de estudo e...
tracking img