Europeista ou antieuropeista

273 palavras 2 páginas
Eu sou … europeísta ou antieuropeísta?

Há vinte e cinco anos Portugal aderiu à União Europeia, juntando-se assim aos onze países que já a constituíam. Este acontecimento foi um fator importante no desenvolvimento do nosso país, mas ao mesmo tempo muito controverso. Efetivamente, se compararmos o Portugal de hoje com o de há vinte anos atrás, verificamos que existem diferenças e que a maioria delas fora em grande parte influenciada por exigências e investimentos provenientes da União Europeia bem como pelo contacto e intensificação das relações com os restantes Estados Membros. É o caso do prestígio com que Portugal ficou devido aos apertados controlos para entrar na União Europeia, fazem dele um país mais moderno e competitivo.
Por um lado, a adesão à União Europeia expôs o nosso mercado à concorrência dos outros países mas, por outro lado, também aumentou o mercado disponível para as nossas empresas, proporcionando maiores oportunidades para estas, como para os trabalhadores, dependendo então da maior ou menor capacidade das empresas em melhorar os seus produtos.
Por exemplo, a adopção da moeda única trouxe inúmeras vantagens no que diz respeito ao aumento das transacções, do equilíbrio das taxas de juros e da facilidade de compreensão de valores, mas retirou a cada um dos Estados Membros a decisão sobre a valorização e desvalorização da sua moeda que permitia aumentar a competitividade dos seus produtos no mercado externo, o que promovia o equilíbrio da balança comercial e com os ganhos ao nível do crescimento económico.
Em suma, apoio a junção de Portugal à União Europeia, uma vez que o nosso país está hoje muito mais desenvolvido graças a este

Relacionados