Eufim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maior parte das sociedades os recursos não são alocados em um único planejador.
Principio 1:
Pessoas enfrentam tradeoffs, “nada é de graça”, ou seja, para obter alguma coisa, em geral temos que abrir mão de outra.
Temos como exemplos a alocação do orçamento doméstico ou a alocação do orçamento de um país.É importante reconhecermos os tradeoffs, porque as pessoas só tomam decisões acertadas se entendem as opções disponíveis.
Devemos ponderar entre eficiência e equidade.
PRINCÍPIO 2:
O custo de alguma coisa é do que você desiste para obtê-la.
Como as pessoas enfrentam tradeoffs, a tomada de decisão exige a comparação dos custos e benefícios das várias opções.
Em muitos casos os custosnão são tão óbvios:
Qual o custo de se fazer uma Universidade?
O custo da oportunidade de um item é aquilo de que se abre mão para obter aquele item.
PRINCÍPIO 3:
Pessoas racionais pensam na margem.
Lembrando que margem significa beirada. Normalmente não temos que tomar a decisão entre jejuar ou se entupir de comida, mas a de pegar mais uma colher de purê de batata.
Exemplo: Uma empresaaérea tem custo médio de R$ 500,00 por assentos e está decolando uma aeronave com dez assentos vazios. Um passageiro avulso no portão de embarque aceita pagar R$ 300,00 pela viagem.
A empresa deveria vender a passagem ?
O custo marginal de mais um passageiro é o que ele consumirá a bordo, ou seja, um refrigerante, um amendoim, um café, etc.
Pessoas e empresas tomam decisões melhores pensando amargem.
PRINCÍPIO 4:
Pessoas responde a incentivos.
Como as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou os benefícios se alteram.
Formuladores de políticas públicas nunca deveriam esquecer dos incentivos.
Às vezes as políticas geram impactos que não são óbvios antes de terem ocorridos. Sempre que uma política altera um incentivo,ela altera o comportamento das pessoas, o difícil é prevê-los totalmente.
PRINCÍPIO 5:
O comércio pode melhorar a situação de todos.
O comércio permite que cada pessoa se especialize nas atividades que é mais apta, seja na agricultura, na confecção de roupas ou na construção. Comercializando com outras, as pessoas podem comprar uma maior variedade de bens e serviços a um menor custo.PRINCÍPIO 6:
Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econômica.
O colapso do comunismo na antiga União Soviética e Europa Oriental pode ter sido a mudança mais importante do mundo nos últimos 50 anos. Eles trabalhavam com a premissa que os planejadores centrais do governo estavam em melhor posição para orientar a atividade econômica, esses países abandonaram este sistema eprocuram desenvolver economias de mercado.
Em uma economia de mercado as decisões do planejador central são substituídas pelas decisões de milhões de famílias e empresas.
Embora no mercado livre os compradores e vendedores estão preocupados prioritariamente com seu bem estar, as economias de mercado têm-se mostrado eficiente em organizar a atividade econômica de modo a promover a bem estareconômico geral. Adam Smith chamou de “mão invisível do mercado”.
PRINCÍPIO 7:
Os governos podem às vezes melhorar os resultados do mercado.
A mão invisível do mercado não garante que todos tenham comida suficiente, roupa decente, assistência médica, remédios que necessitam, etc. Um objetivo das políticas públicas é buscar a distribuição equitativa do bem estar econômico.
Keynes (1936) observouque o Estado tem condições de participar da atividade econômica, ao controlar, ou atuar nos desiquilíbrios econômicos que normalmente aparecem devido a dinâmica em que a economia está envolvida.
PRINCÍPIO 8:
Os padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços.
A diferença do padrão de vida entre um país e outro está na produtividade. Quanto maior a...
tracking img