Eu e mais eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da ginástica na Alemanha

Por volta de 1800, a Prússia (hoje Alemanha) era dominada pelos franceses, até que o rei Frederico Guilherme III, depois de evitar o confronto entre prussianos e franceses, convenceu-se de que a guerra era inevitável. No dia 26 de setembro de 1806 o rei anunciou ao seu povo a ruptura com Napoleão declarando guerra à França dando inicio a chamada “Batalha deJena”.
As tropas prussianas estavam em campanhas (batalhas) há mais de dez anos e não acreditavam que os franceses teriam condições de enfrenta-los em campo aberto. Um erro primário e decisivo, sem planejamento e ordem, os prussianos foram derrotados de forma vergonhosa.
Ao longo do século XIX, desenvolve-se a ginástica na Alemanha. A partir do trabalho de Guts Muths e Jhan, que apesar deterem alguns objetivos em comum, o fortalecimento físico e moral da população. Diferenciavam-se pelo patriotismo de Jhan cujo objetivo maior era preparar indivíduos com capacidades para atuar no exercito, enquanto Guts Muths dedicava-se à parte pedagógica educacional.

Johann Friedrich Cristoph Guts Muths (1759-1839)

Guts Muths foi de grande importância para o desenvolvimento da ginásticaAlemã. Teologo e pedagogo escreveu, em 1793, o livro “Gymnastik fur die Jungend” (ginastica para juventude), baseado na experiência que teve como professor na instituição Schnepfenthal, que foi considerado o primeiro trabalho sobre o assunto.
Com sua ideia de ginástica mais voltada para a pedagogia, Guts Muths foi influênciado muito por Rousseau ( filósofo da época), e afirma em seu livro que:[...] ciente de que uma verdadeira teoria da ginástica deveria ser elabora baseada em princípios fisiológicos, e a prática de cada exercicios regulada pelas qualidades fisicas de cada indivíduo, mas tal perfeição não é esperada deste trabalho, feito somente pela genuína experiência de 8 anos de prática, que me convenceram que a ginástica é necessária é educação [...] (Guts Muths, 1800, p. VIII).O trabalho de Guts Muths foi influênciado também por Johann Peter Frank, autor de obras da policia médica, de onde tirava suas bases médicas para justificar a iserção da ginástica na educação da juventude.
“Em todas as cidades, os mestres das escolas deveriam acompanhar seus alunos, sem exceção, ao campo aberto, regular seu jogos e supervisionar seus exercícios;ou, o que eu prefiroaconselhar, um mestre seria designado especialmente para a ginástica, e teria como única tarefa aplicar os exercícios destinados à juventude”. (Frank, v.2, p.629 apud Guts Muths, 1800, p. 120).
O trabalho de Guts Muths relacionado a melhoria da saúde e destrezas fisicas, foi importantissímo para dissiminar e iserir a ginástica na burguesia alemã. Porém ao longo do século, a teoria de Guts aospoucos vai sendo extinta, dando lugar a um novo sistema atividade física. O Tunen.

Friedrich Ludwig Jhan (1778-1852)

Nascido em Lanz, uma aldeia em Brandemburgo, filho de um pastor protestante, teórico nacionalista alemão, pedagogo e político, Jhan criou o termo “Turner” e esreveu o livro “Die Deustsche Turnkunst” (A ginástica Alemã) onde cita:
“Caminhar, correr, saltar, lançar, sustentar-sesão exercícios que nada custam, que podem ser praticados em toda parte, gratuitos como o ar. Isso o Estado pode oferecer a todos: para os pobres, para a classe média e para os ricos, tendo cada um sua necessidade.” (Jhan 1816)
Jhan foi professor numa instituição e era encarregado de levar os alunos duas vezes por semana para uma área sem cultivo e arborizada chamada Hansenheide (paradeiro daslebres), para simularem batalhas. Em 1811, nesse mesmo local Jhan inaugura o Volkspark Hasenheide ( Parque do povo), o primeiro local para prática de ginástica ao ar livre.
Para tornar sua ginástica tatalmente nacionalista, Jhan proibe a palavra gimnastica (de origem grega), e emprega a palavra turnkunst por considerá-la de origem alemã, criando um dialeto tatalmente alemão: Turnen=...
tracking img