Etnomatematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSSARA C GALVAGNI

ETNOMATEMATICA:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação

LINHA DE PESQUISA: Etnomatemática, História e Educação Matemática

Pato Branco 2009

RESUMO:

A Etnomatemática é umprograma de pesquisa em história e filosofia da Matemática, com importantes implicações pedagógicas. Tem sua origem na busca de entender o fazer e o saber matemático, e se desenvolve a partir dadinâmica da evolução de fazeres e saberes que resultam da exposição mútua de culturas. O encontro cultural é essencial na evolução do conhecimento. Programa Etnomatemática é interdisciplinar, abarcando o queconstitui o domínio das chamadas ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão do conhecimento, o que inclui a educação. Procura o entender não só o conhecimentomatemático dominante, acadêmico, mas também o saber e fazer matemático das culturas periféricas. Para isso examina o ciclo da geração, organização intelectual, organização social e difusão doconhecimento.

PALAVRA CHAVE: ETNOMATEMÁTICA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

OBJETIVOS: Procuramos nesse trabalho ressaltar os vínculos da Etnomatemática com a história e a educação matemática. O surgimento daetnomatemática como uma proposta de ensino da matemática que vise exemplos ligados à realidade cultural dos alunos, elevando a compreensão da disciplina e valorizando o conhecimento prévio dos alunos.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A Etnomatemática foi criada pelo professor e educador matemático Ubiratan D’Ambrósio e batizou de Programa Etnomatemática, a qual vem da origem “techné (tica = técnicas eartes), etno (culturas e sua diversidade) e mathema (ensinar = conhecer, entender, explicar, ou numa ordem mais interessante) etno + mathema + tica“ (D’Ambrósio, 2004).

No nome etnomatemática D’Ambrósioutiliza etno para se referir ao que se chama ser “todos os ingredientes que formam a identidade cultural de um grupo”, incluímos a linguagem, os hábitos, as crenças, os códigos, os valores etc....
tracking img