Etnofrafia Musical

2429 palavras 10 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
IF Sertão-PE
Licenciatura em Música

Michael Jonatha da silva Xavier

ETNOGRAFIA

PETROLINA
2015
Michael Jonatha da Silva Xavier

ETNOGRAFIA

Etnografia apresentada à disciplina de Antropologia Cultural requisita de avaliação da unidade II.

Orientador: Jackson Barbosa

PETROLINA
2015
INTRODUÇÃO
Foi proposto uma pesquisa de campo, relacionado a algum evento, show, para que de lá fossem retirados aspectos relevantes como características culturais, sociais, contida nas pessoas que ali estivessem. Seria então uma Etnografia musical, altamente a traços e formas vividas por um determinado grupo em uma sociedade.
Através dessa pesquisa, percebe-se que, em uma mesma sociedade, existem diversos tipos de grupos, de povos, que se adaptam ao que for mais agradável a si mesmo, ou ao conjunto em que faz parte. E não para por ai, pois eles só não procuram, oque gostam, mais adaptam diversas coisas, a formar a sua própria.
Um exemplo disso visto na pesquisa são características contidas em musicas de Soul, como: O melisma, Driver, o falsete, dentro de um contexto totalmente diferente como o Pop, o Rock, como a gêneros musicais brasileiros. Ou seja, recursos de outros gêneros agradáveis a alguém, utilizado por ele, ou por meio da banda em outro formato totalmente diferente, de forma a tornar aquilo agradável a não só uma pessoa ou grupo, mais a diversas.
Para a identificação desses aspectos antes relatados, foram propostas algumas questões de analise, e consequentemente resposta, que serão disseminadas a seguir.
Baseados em estudos obtidos por livros, trazidos pelo orientador da disciplina em sala de aula.
O EVENTO
O Evento acontece na Igreja Evangélica Filadélfia do Gercino Coelho, localizada na cidade de Petrolina – PE.
Intitulado Confraternização dos Jovens 2014, foi elaborado de forma detalhada, e baseado em

Relacionados